Aesp/CE promove seminário internacional para discutir políticas para grupos vulneráveis

12 de setembro de 2023 - 18:34 # # #

Um capítulo importante está prestes a ser escrito na história da gestão pública do Ceará. Em setembro deste ano, em Fortaleza, um seminário internacional será promovido para discutir políticas públicas voltadas aos grupos vulneráveis. O evento é direcionado a servidores das forças de segurança do Estado, com inscrições para participação presencial e on-line, também aberto à participação de profissionais de outros estados, de municípios, da União e também da sociedade civil. A primeira edição do Seminário Internacional da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) está confirmada para os dias 26 e 27, com a temática “Segurança Pública, Direitos Humanos e Atuação Policial Junto aos Grupos Vulneráveis”, e as vagas ofertadas serão limitadas.

“O público-alvo é o agente da Segurança Pública do Ceará, seja esse agente da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, da própria Academia ou de alguma pasta vinculada. Dentro do limite de vagas, o servidor pode participar presencialmente ou optar pela participação on-line. As inscrições também estarão disponíveis para a sociedade, são temas de interesse da população que devem ser dialogados também para o nosso maior cliente: o povo cearense”, explica o diretor-geral da Aesp, Leonardo Barreto.

As inscrições estão abertas, até o próximo dia 20, sendo necessário doar dois quilos de alimentos não perecíveis. Todo participante recebe um certificado. Os participantes do modo on-line receberão e-mail com todas as informações e orientações necessárias para o acesso ao seminário.

“Esse seminário traz uma transversalidade entre os eixos de Segurança Pública, Direitos Humanos e Atuação Policial Junto aos Grupos Vulneráveis. Que todos nós ganhemos em termos de aprimoramento e eficiência nas políticas públicas em prol do bem comum e, notadamente, daqueles que se encontram numa situação de maior vulnerabilidade. Como defende o filósofo francês Robert Castel, ao propor a chamada discriminação positiva, é necessário fazer mais e dar mais a quem mais precisa. Esse seminário tem um caráter pioneiro nesse sentido, pois estamos nos abrindo ao diálogo para aprimorar pontos importantes dentro do alinhamento de cuidar bem das pessoas e de ofertar mais proteção seja no campo da prevenção onde a educação e o policiamento ostensivo ganham papel de destaque, seja no campo da repressão onde as forças policiais notadamente a polícia judiciária exerce papel relevante na promoção da justiça criminal e superação das desigualdades”, completa o diretor.

O seminário deve ter a participação da vice-governadora do Ceará, Jade Romero, e do titular da SSPDS, Samuel Elânio, que ministrará a palestra magna “Segurança Pública, Direitos Humanos e Atuação Policial junto aos Grupos Vulneráveis”. Ao longo do evento, em dois turnos, haverá seis painéis.

“O nosso objetivo é ter uma maior adesão dos servidores da Segurança Pública para uma discussão saudável e encaminhamentos importantes para as pautas abordadas”, explica o coordenador acadêmico da Aesp, perito Túlio Oliveira.

Os interessados devem se inscrever clicando aqui.

Pacto por um Ceará Sem Fome

Os alimentos doados serão revertidos em prol do programa Pacto por um Ceará Sem Fome. Haverá pontos de recebimento em Fortaleza, situados na sede da Aesp e nas sedes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Perícia Forense e da Polícia Civil. Na Região Metropolitana, os postos de coleta serão distribuídos em Caucaia e Maracanaú, nos respectivos batalhões da PM. Já no Interior, nove locais estão aptos a receber os alimentos, conforme lista que vai ser disponibilizada.