Em dez dias, Operação Paz resulta na captura de 51 pessoas e na apreensão de 29 armas de fogo e 701 munições no Ceará

11 de setembro de 2023 - 18:38 # # # # # #

Promovida em âmbito nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Operação Paz tem como objetivo reduzir os índices de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI). No Ceará, as Forças de Segurança capturaram 51 pessoas durante o dia 1° de setembro até a noite desse domingo (10).  Além disso, 29 armas de fogo e 701 munições foram  apreendidas ao longo da operação em todo o Estado. Nas ofensivas,  cerca de 1.960 pessoas e 719 veículos foram abordados.  

No estado cearense, a Operação Paz é realizada por meio da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), sob a coordenação da Coordenadoria de Planejamento Operacional da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Copol/SSPDS).  Os trabalhos das Forças de Segurança seguirão intensamente por quatro meses, de setembro até o mês dezembro.  

Capturas 

Foram nove mandados de prisões cumpridos por homicídio, sete prisões em flagrante por homicídios consumados e tentados, 21 prisões em flagrantes e atos infracionais por outros crimes e 14 cumprimentos de mandados por outros crimes. 

Prisões 

Na manhã do dia 1º de setembro, os policiais civis da Delegacia Metropolitana de Caucaia capturaram uma mulher identificada como Zildiane de Sousa Pereira, com 34 anos de idade, com passagens por tráfico de drogas e organização criminosa. A mulher é investigada por ser integrante de um grupo criminoso suspeito de crimes de homicídio no município de Caucaia (AIS 11) do Estado. A suspeita foi capturada por força de um mandado de prisão preventiva por homicídio. Além disso, a mulher foi capturada com drogas. Zildiane foi autuada em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e foi cumprido o mandado de prisão preventiva pelo crime de tráfico de drogas.  

Na terça-feira (6), as Polícias Civil e Militar do Ceará realizaram a captura de oito pessoas em posse de quatro revólveres, drogas e uma quantia em dinheiro. Entre os capturados estão Isabel Eugenia Silva Dantas, de 52 anos, com passagens por tráfico de drogas; João Pedro Mendes Lima, de 18 anos, com passagens quando adolescente por atos infracionais análogos aos crimes de homicídio doloso e receptação; Wendel Araújo da Silva, de 19 anos, com passagens por porte ilegal de arma de fogo e João Vitor Rodrigues da Silva, de 20 anos. Eles foram localizados no bairro São Sebastião, no município de Ubajara – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado.

Com eles, dois revólveres, uma faca, 18 munições, nove aparelhos celulares e seis trouxinhas de cocaína foram apreendidos. Além dos quatro capturados, os policiais apreenderam também um adolescente, de 16 anos, com passagens por atos infracionais análogos aos crimes de roubo, porte ilegal de arma de fogo e tentativa de roubo a pessoa. 

Também no dia 6, a Polícia Civil do Estado do Ceará prendeu dois homens apontados como chefes de um grupo criminoso com atuação no tráfico de drogas e em homicídios na região de Jijoca de Jericoacoara (AIS 17). Eles foram capturados em um imóvel na localidade de Atins, no município de Barreirinhas, no Maranhão. A dupla foi identificada como Alex Gomes da Costa, de 34 anos, conhecido como “Pezão”, com antecedentes por tráfico de drogas, homicídio e desacato, e Daniel Brambatti Maia, de 29 anos, que responde por tráfico de drogas e homicídio. Eles são suspeitos de comandar o tráfico na vila de Jericoacoara em Jijoca, no distrito do Preá, em Cruz, e no distrito do Guriú, em Camocim.

Já na manhã do dia 7, a PC-CE cumpriu o mandado preventivo em desfavor de Gedeilson Paulo da Silva, de 23 anos, conhecido como Raimundão, o homem é investigado por ser autor de seis homicídios ocorridos na região de Itapipoca (AIS 17). No momento da abordagem, em uma residência no município de Amontada, o suspeito tentou empreender fuga, mas foi capturado pelos policiais civis na posse de duas armas de fogo, carregadores de pistola, munições e balaclavas. 

Outras prisões 

Na noite do dia 9 de setembro, a Polícia Civil do Estado do Ceará prendeu Kauan de Paiva, de 18 anos. Na ofensiva, duas pistolas, dois revólveres e mais de 400 munições foram localizadas. O suspeito foi preso após um trabalho de inteligência dos Departamentos de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI-NORTE) e de Inteligência da PC-CE, das Delegacias Municipais de Itarema e Pentecoste, e da Copol da SSPDS. Conforme apuração, Kauan é suspeito de integrar uma organização criminosa responsável por armazenar armas na região. 

No mesmo dia, uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE), capturou um indivíduo no município de Sobral – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. O suspeito foi identificado como Francisco Wagner Veras da Costa, de 23 anos, com antecedentes por roubo e furto. Com o suspeito, os PMs encontraram quantidades de crack e maconha, já embalados para a comercialização, além de uma quantia em espécie.