Capitães e tenentes da PMCE são capacitados para funções de POG

5 de setembro de 2023 - 14:18 # # # # #

Quase 60 oficiais da Polícia Militar do Ceará (PMCE) concluíram, na manhã desta terça-feira (5), o Curso de Policiamento Ostensivo Geral para Capitães e Tenentes. A capacitação foi realizada entre os dias 7 e 31 de agosto. O evento de encerramento aconteceu no auditório da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE).

A capacitação é uma ação educacional de natureza técnico-operacional promovida pela Academia com o objetivo de proporcionar ao oficial uma atualização dos aspectos teóricos, práticos e legais que envolvem o Policiamento Ostensivo Geral. São observados no curso os procedimentos operacionais individuais e em equipe com o aprimoramento da conduta e da postura do policial que executa a função.

O comandante-geral da PMCE, coronel Klênio Savyo, ressaltou o caráter exitoso do curso. “Nós temos tenentes e capitães excelentes, oficiais, com mais alto nível, mas que a capacitação sempre será o diferencial para que a gente possa executar nossa missão cada vez melhor. Os senhores foram colocados durante 30 dias para passar por esses conhecimentos, esses instrumentos que os senhores na realidade já tinham. Mas, como disse, é importante que a gente a todo momento esteja ratificando aquilo que nós aprendemos inicialmente na nossa formação. O curso foi pensado para cobrir algumas situações que nós identificamos que são muito importantes, e que o capitão e o tenente tenham esse conhecimento para os exercícios da sua missão”, reiterou.

A Aesp/CE estará sempre à disposição da PMCE. Essa foi uma das mensagens proferidas pelo coordenador de Ensino e Instrução da Academia, coronel Evandro Queiroz de Assunção. “A estrutura foi toda pensada para melhor servir e traçar esse nivelamento que os senhores precisam para a atividade administrativa e operacional. Estamos sempre preparados para servir com excelência, porque com isso quem vai ganhar é a nossa sociedade”, afirma o coronel.

A turma teve como oradora a 1ª tenente Ingrid Albuquerque Ribeiro Angelo. No uso da palavra, ela ressaltou como o curso se tornou um diferencial para os oficiais. “Este curso não mudou apenas nossos corpos, mas também fortaleceu os nossos espíritos, e acumulamos conhecimentos. Estamos agora mais bem preparados para proteger nossa comunidade e garantir a segurança de todos os cidadãos. Esse curso também fortaleceu os laços de camaradagem entre nós. Aprendemos a confiar uns nos outros em momentos críticos e a trabalhar como equipe coesa. Devemos agora olhar para o futuro com confiança, determinação e compromisso inabalável com o serviço público”, apontou a discente.

A carga horária do Curso de Policiamento Ostensivo Geral para Capitães e Tenentes foi de 180 horas/aula, incluindo conteúdos teóricos e práticos. Entre as disciplinas ministradas estavam Armamento Profissional, Atendimento Pré-Hospitalar Tático, Atuação do Policial Militar Frente a Grupos Vulneráveis, Liderança Operacional, Doutrina de Policiamento Ostensivo Geral e Isolamento e Preservação de Local de Crime e Sinistro.