Suspeito de homicídios em Fortaleza é preso em ação conjunta na cidade de Aracati

29 de agosto de 2023 - 11:16 # # # # # #

As mortes ocorreram em fevereiro de 2022, no bairro Alto da Balança

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), com apoio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), localizou e prendeu, nesta terça-feira (29), Claudeonor da Silva Nascimento, de 31 anos. O homem é apontado como partícipe das mortes de quatro homens registradas em fevereiro do ano passado, no bairro Alto da Balança – Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza. Já a captura foi realizada na zona rural de Aracati (AIS 18) do Ceará.

Com uma extensa ficha criminal pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas, porte e posse ilegal de arma de fogo e lesão corporal dolosa, Claudeonor, que também é conhecido como “Cara de Cavalo”, estava sendo investigado pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) como partícipe no crime. Na ocasião, as vítimas foram mortas por disparos de arma de fogo em via pública.

Com o andamento das investigações, foi constatado a partição de “Cara de Cavalo” como um dos executores. Um mandado de prisão foi solicitado ao poder Judiciário por homicídio. Após ação integrada, os policiais civis conseguiram identificar o local onde ele se escondia. Após ser preso, Claudeonor foi conduzido ao DHPP, onde todos os trâmites para sua prisão foram realizados.

Prisão do mandante

Em março deste ano, os policiais civis do Ceará em conjunto com equipes da Polícia Civil de Rondônia (PCRO) prenderam José Paulo Carneiro de Moraes, 39 anos, em Porto Velho, no Estado de Rondônia. José, que também é conhecido como “Preto”, é apontado como o principal mandante dos homicídios. As investigações concluíram que a motivação do crime está relacionada a uma disputa territorial de um mesmo grupo criminoso do qual “Preto” e “Cara de Cavalo” são integrantes. As diligências permanecem com o objetivo de prender os outros envolvidos já identificados.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser direcionadas ainda para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser feitas ainda para o telefone (85)3257-4807, do DHPP. O sigilo e o anonimato são garantidos.