Operação Focus: mais de 17 quilos de drogas e aves silvestres são apreendidos neste fim de semana

27 de agosto de 2023 - 13:49 # # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), dando seguimento ao combate à violência, realizou mais duas edições da Operação Focus neste fim de semana. Na ocasião, foram apreendidos mais de 17 quilos de drogas e aves silvestres.

Os trabalhos iniciaram na sexta-feira (25) com as equipes policiais atuando no município de Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11). Na ocasião, mais de 300 abordagens à pessoas em atitudes suspeitas e veículos foram realizadas.

Já no sábado (26), a 71ª edição da Operação Focus foi realizada nos bairros pertencentes às Áreas Integradas de Segurança 3 e 9 (AIS 3 e AIS 9), que abrange bairros como Messejana, Jangurussu, Maraponga e José Walter. Durante os patrulhamentos pela região, foram apreendidos mais de 17 quilos de drogas. Ao todo, 151 pessoas foram abordadas e 68 veículos foram vistoriados. Os trabalhos policiais foram realizados por equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), além de profissionais da Copol.

Uma equipe do Batalhão de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) também realizou a apreensão de aves silvestres que estavam na residência de um homem, de 58 anos, no bairro Conjunto Palmeiras (AIS 3). Foram apreendidos: dois galos campina, um corrupião, um abre e fecha, um bigodeiro, um golinha e um capim coleira.

O homem foi conduzido para o 30° Distrito Policial, unidade da PC-CE, onde teve um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) registrado. As aves serão entregues a um instituto para cuidado e soltura em seu habitat natural.

Operação Focus

A Operação Focus tem por finalidade detectar irregularidades e possíveis crimes, cumprir mandados de prisão em aberto, bem como, realizar saturações e abordagens às pessoas em atitudes suspeitas e veículos. As áreas de atuação da Focus são escolhidas a partir de dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), da SSPDS.

A população pode contribuir com o trabalho policial repassando informações que auxiliem nas investigações. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.