Peritos da Pefoce ministram palestras em seminário de perícia criminal em Natal

25 de agosto de 2023 - 18:44 # # # #

Com o intuito de promover a troca de conhecimentos e aprimorar as práticas periciais, servidores da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), representaram a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) no Seminário de Perícia Criminal na Cidade do Sol, realizado em Natal, Rio Grande do Norte (RN). O evento, que reuniu especialistas e profissionais de todo o país, das áreas de Engenharia Forense, Meio Ambiente, Acidentes de Trânsito e Identificação Veicular, proporcionou um ambiente para a discussão de tendências, técnicas avançadas e desafios emergentes no campo da perícia criminal.

Os representantes da Pefoce participaram de palestras, minicursos, e também tiveram a oportunidade de compartilhar suas próprias experiências. Além disso, os peritos criminais Fernando Viana, Lucena Cabral e Júlio César, ministraram palestras sobre os temas da perícia criminal, Como é o trabalho pericial em desabamento; fraudes em semirreboques: uma investigação à luz da Perícia Forense; e identificação dos vestígios em local de ocorrência de trânsito utilizando ortomosaicos por RPA.

Durante o seminário, temas de grande relevância foram discutidos, incluindo avanços na análise de evidências e metodologias científicas nas temáticas abordadas no seminário, assim como procedimentos, ferramentas e equipamentos, que auxiliam a análise dos vestígios, contribuindo, dessa forma, para a qualidade e robustez do trabalho pericial, validando as investigações, coletas e análises de provas, visando o esclarecimento de crimes. 

A participação dos peritos criminais da Pefoce enriqueceu as palestras e debates, trazendo perspectivas regionais e conhecimentos específicos que fortaleceram as discussões e proporcionaram percepções valiosas para todos os presentes.