Com auxílio do Nuvid, PMCE prende dupla suspeita de furtar fios de cobre na Capital
23 de agosto de 2023 - 17:13 #Ciops #PMCE #Supesp
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu uma dupla suspeita de furtar fios de cobre no bairro Centro, na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza. A captura ocorreu nessa terça-feira (22). A ação contou com apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid), da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Ciops/SSPDS).
Uma composição da 1ª Companhia do 5º Batalhão da PMCE foi acionada para atender a uma ocorrência de furto de fios em uma via do bairro. No local, José Carlos Alberto Brito, de 24 anos, que já possui passagem por furto, e Luan da Silva, de 27 anos, foram localizados em posse de uma fiação elétrica subtraída de um poste.
Diante dos fatos, os policiais militares deram voz de prisão aos suspeitos. Com eles, cerca de sete metros de fios e uma faca de cozinha foram apreendidos. A dupla foi conduzida para o 34º Distrito Policial (34º DP), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde foi autuada em flagrante pelo crime de furto e colocada à disposição da Justiça.
Ações contínuas
Entre janeiro e julho de 2023, 1.717 metros de fios ou cabos furtados foram recuperados em ações como essa. Os dados foram extraídos pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
A SSPDS destaca que o furto ou roubo de cabos, fios elétricos ou de telecomunicações atenta contra a segurança e o funcionamento de serviços de utilidade pública. Além desses, outro crime associado ao delito é o de receptação, quando os materiais são comercializados clandestinamente a terceiros.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.