Com apoio do Nuvid/SSPDS, PMCE captura suspeito e recupera fios furtados em Fortaleza

22 de agosto de 2023 - 12:03 # # # # # #

Somente nos sete primeiros meses de 2023, 1.717 metros de fios ou cabos foram recuperados em todo o Ceará

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu em flagrante, um homem, de 33 anos, sob suspeita de furtar fios no bairro São João do Tauape – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza. A captura aconteceu nessa segunda-feira (21) e contou com apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Ciops/SSPDS).

A composição da PMCE recebeu a informação, via Ciops, sobre a localização de um homem cortando fios em um cruzamento na região. Em diligências, os policiais militares flagraram Francisco Clenildo Rodrigues da Silva, que possui antecedentes por roubo, furto e receptação.

O homem e os fios apreendidos foram conduzidos ao 2º Distrito Policial (DP), unidade plantonista da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde foi autuado, em flagrante, por furto qualificado. As investigações estão a cargo do 4º Distrito Policial.

Ações contínuas

Entre janeiro e julho de 2023, 1.717 metros de fios ou cabos furtados foram recuperados em ações como essa. Os dados foram extraídos pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

A SSPDS destaca que o furto ou roubo de cabos, fios elétricos ou de telecomunicações atenta contra a segurança e o funcionamento de serviços de utilidade pública. Além desses, outro crime associado ao delito é o de receptação, quando os materiais são comercializados clandestinamente a terceiros.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. As informações podem ser repassadas ainda pelo (85) 3101-2047, do 4º DP. O sigilo e o anonimato são garantidos.