Polícia Civil, com apoio da Coin, prende em flagrante integrante de grupo criminoso com extensa ficha criminal
18 de agosto de 2023 - 17:18 #Coin #Draco #PC-CE #SSPDS
Com pelo menos seis passagens por homicídio, integrar organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo e receptação, Lucas Araújo dos Santos, de 25 anos, foi localizado e preso em flagrante, nesta sexta-feira (18), por equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). O alvo, que é integrante de um grupo criminoso, com atuação em bairros da Capital e mandante de uma série de ações criminosas no bairro Pirambu, na Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza, foi capturado em Messejana, AIS 3 de Fortaleza. Uma pistola e munições também foram apreendidas.
Logo que tomaram conhecimento sobre onde Lucas, também conhecido como “Coruja”, estava, equipes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (Draco) em conjunto com uma equipe da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), saíram em campo com foco em localizá-lo. Ao se deslocar para um imóvel, situado na localidade do Conjunto São Bernardo, os policiais civis já se depararam com “Coruja”, que é apontado, com base nas investigações, como um dos mandantes das últimas ações criminosas registradas nos bairros Carlito Pamplona e Pirambu.
Logo que o indivíduo avistou a presença dos investigadores, tentou fugir, mas foi preso. Com ele, uma pistola 9mm, dois carregadores de pistola e 84 munições, além de três celulares foram encontrados. Ainda no local, uma mulher de 19 anos, apontada como namorada do suspeito, também foi apreendida, pois constava um mandado de busca e apreensão em aberto contra ela.
Com isso, o casal foi levado para a unidade especializada, onde Lucas foi autuado em flagrante por integrar organização criminosa, porte ilegal dr arma de fogo, receptação e resistência. Já contra a mulher, a decisão judicial foi cumprida. As investigações policiais permanecem, com foco em prender os demais alvos que atuam no mesmo grupo criminoso de Lucas.
Denúncias
Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) conta com a participação da população para repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. Por isso, a unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará mantém um número de WhatsApp para receber denúncias. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182.
As denúncias também podem ser feitas, por meio de ligação gratuita, para o 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.