Fortaleza registra diminuição de 10,6% nas ocorrências de CVPs em julho; redução no Ceará foi de 9,7%

14 de agosto de 2023 - 12:01 # # # # #

Durante o mês de julho todas as regiões do Estado apresentaram redução nos CVPs

Em mais um resultado positivo registrado pelas Forças de Segurança do Ceará, a Capital cearense apresentou uma redução de 10,6% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) no mês de julho de 2023, em relação ao mesmo mês em 2022. Na ocasião, também foi registrada uma redução de 9,7% nas ocorrências de CVPs, no mês de julho, em todo o Estado. 

Também foi registrada uma redução de 6,3% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio entre os meses de janeiro e julho em todo o Estado do Ceará. Os dados foram extraídos pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)

Durante o último mês de julho, 3.564 casos de CVPs foram registrados no Ceará; no mesmo período de 2022, foram 3.945 ocorrências. A redução nos números de Crimes Violentos contra o Patrimônio foi registrada em todas as regiões do Estado e a região que teve maior redução foi a Capital, com diminuição de 10,6% nas ocorrências de CVPs. Enquanto em julho de 2023, foram 2.431 casos em Fortaleza, no mês equivalente, em 2022, 2.718 ocorrências foram registradas.

Redução nos sete primeiros meses

Além da redução em julho, os sete primeiros meses de 2023 registraram uma redução de 6,3% em todo o Estado em relação ao mesmo período de 2022. Entre janeiro e julho de 2023, 25.098 CVPs foram registrados em território cearense. Já no período equivalente de 2022, foram 26.776 ocorrências. 

Sobre as reduções, o secretário da SSPDS, Samuel Elânio reforçou que o resultado é fruto das ações tomadas pela Forças de Segurança para o combate aos CVPs em todo o Estado. “Estamos colocando cada vez mais os batalhões das AISs (Áreas Integradas de Segurança), bem como as delegacias das áreas, para atuarem na redução desses números, e, além disso, estamos com uma estratégia sendo montada especificamente para a redução do CVP, principalmente iniciando em Fortaleza e Região Metropolitana”, afirmou.

O titular da pasta detalhou ainda o desenvolvimento de uma estratégia com foco na redução dos CVPs, com foco inicial na Capital. “É uma estratégia feita com várias mãos, inclusive com parcerias privadas, para obtermos dados que possam ajudar a Supesp no levantamento das manchas criminais direcionadas e saber onde os CVPs ocorrem, e os horários em que mais ocorrem. Com isso, estamos montando esse trabalho com a Polícia Militar do Ceará (PMCE) e a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), em abordagens nos horários específicos e pontos de observação da Polícia Militar em áreas que teriam maior concentração desse tipo de crime”, comentou Samuel Elânio.

Redução nos CVLIs

Na terça-feira (9), a SSPDS divulgou um outro dado positivo: O trabalho desempenhado pelas Forças de Segurança culminou na redução de 25,6% nas ocorrências de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) na cidade de Fortaleza no período entre os meses de janeiro e julho deste ano, comparado ao mesmo período de 2022. A redução também se estende ao Estado, que fechou o período com queda de 6,3% nos casos.