Aesp e Polícia Civil realizam alinhamento para formação e capacitação de policiais civis

10 de agosto de 2023 - 17:26 # # # # #

A formação e a capacitação de inspetores, escrivães e delegados da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) são pautas prioritárias para a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). Depois do anúncio feito pelo governador Elmano de Freitas, na última terça-feira (10), sobre a convocação de mais 700 candidatos aprovados no último concurso público da Polícia Civil, a gestão da Aesp começou a executar o planejamento para cumprir essa missão com o padrão de eficiência e excelência da Academia.

O diretor-geral da Academia, delegado Leonardo Barreto, reuniu-se com o delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutiérrez, para o alinhamento de estratégias voltadas para a formação dos novos agentes e projetos de formação continuada. O encontro foi realizado na manhã desta quinta-feira (10), na sede da PC/CE, no Centro de Fortaleza. Para os dois gestores, o trabalho em conjunto entre as duas pastas é fundamental neste momento.

Para o diretor-geral da Academia, a formação com excelência passa diretamente pelo trabalho em conjunto com a vinculada. “A Aesp existe para que todo servidor da Segurança Pública do Ceará, ao entrar para um órgão, tenha uma formação que o qualifique para o trabalho de modo atualizado, completo, de forma eficiente e com excelência. Obviamente, após essa formação, a Academia também treina e aprimora esse homem e essa mulher. Mas, antes de tudo, vem a formação. E a formação de um bom policial civil passa, necessariamente, também pela própria Polícia Civil”, opina Barreto. “Trata-se de um modelo de formação que prepara homens e mulheres para a atuação nas forças de segurança e, principalmente, para servir à população cearense com excelência”, complementa.

O delegado-geral da PC-CE agradeceu a visita institucional realizada pela Aesp/CE, e reafirmou o compromisso de cooperação e parceria. “A Polícia Civil está de portas abertas para a Aesp/CE, sempre com o objetivo de trilhar caminhos que formem e aperfeiçoem, com total excelência, nossos servidores. Queremos receber na nossa instituição, inspetores, escrivães e delegados aptos ao trabalho com um nível elevado e que engrandeçam ainda mais a PC-CE. Todo esforço em conjunto para melhorar ainda mais esse trabalho é válido. E a Polícia Civil está pronta para ajudar”, afirma Márcio Gutiérrez.

Também participaram da reunião o chefe de Gabinete da Academia, delegado Fabio Torres; o coordenador pedagógico, perito Túlio Ítalo; a orientadora da Célula de Pós-Graduação, delegada Cylviane Freire; a orientadora da Célula de Ensino a Distância, Monica Pontes. Representaram a PC-CE o diretor de Planejamento e Gestão Interna, delegado Otávio Coutinho, e o chefe de Gabinete, delegado Paulo Cid.