Com foco na qualificação profissional, tecnologia e cultura, Governo do Ceará inaugura Zona Viva no Residencial José Euclides

4 de agosto de 2023 - 16:48 # # # # # # #

O governador Elmano de Freitas inaugurou, nessa quinta-feira (3), o Projeto Zona Viva no Conjunto Residencial José Euclides, no bairro Jangurussu, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. O equipamento pioneiro, coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), foi construído em parceria com a população e iniciou as atividades já ofertando 100 vagas para cursos realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). “É a garantia da juventude da comunidade à formação tecnológica”, frisou durante a solenidade de inauguração.

“As nossas periferias precisam de muitas Zonas Vivas para que as sementes que estamos lançando hoje floresçam em todos esses territórios e para que os nossos jovens, adultos, idosos e crianças acessem seus direitos à arte, educação e cultura. Este é um espaço sonhado e gestado dentro da periferia. Essa é uma verdadeira zona viva da nossa cidade, um lugar de oportunidades para a nossa gente. E aproveito para renovar aqui meu compromisso com as periferias, que são prioridade neste Governo”, reiterou o governador Elmano de Freitas.

Forças de Segurança

Uma das ações desenvolvidas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) integra o Projeto Acolher, um dos braços de atuação do Zona Viva no residencial. A partir do Acolher, projeto também desenvolvido pela SPS, em parceria com órgãos e entidades parceiras, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) auxilia na busca por pessoas desaparecidas por meio da coleta de DNA de parentes. O material genético de familiares é inserido em um banco de dados e é utilizado para a elucidação dessas ocorrências policiais.

Outro destaque da atuação da SSPDS na área do Conjunto Residencial José Euclides é o reforço no patrulhamento da área. Desde março deste ano, o reforço das Forças de Segurança na área dos habitacionais José Euclides, Maria Tomásia e Luiz Gonzaga reduziu os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), de acordo com informações da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS.

Os trabalhos policiais contaram ainda com o apoio de órgãos parceiros como a Secretaria do Trabalho, a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC). “Estamos aqui para garantir o direito de ir e vir da população, garantir a cidadania para que ela possa ser exercida de forma plena. Todos os direitos que estão emanados na nossa Constituição devem ser usufruídos pela população e estamos aqui para apoiar a garantia desses direitos”, ressaltou o coordenador da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, Harley Filho.

Capacitação profissional

Um dos benefícios da implantação do Projeto Zona Viva é a abertura de 100 vagas para diversos cursos oferecidos por meio da parceria entre a Secretaria de Proteção Social (SPC) e o Senac. As pré-inscrições para os cursos de Informática Básica, Excel Básico, Assistente Administrativo, Assistente Financeiro e Eletricista Predial de Baixa Tensão tiveram início nesta sexta-feira (4) e as aulas estão previstas para começarem no próximo dia 21 de agosto. Por fim, o espaço passa a contar com ações de esporte, cultura e lazer para a comunidade, além de uma brinquedopraça.

“Ouvimos as mães, os jovens e crianças para que pudéssemos trazer para o território um projeto que fosse resultado dessa troca com a comunidade, e hoje, estamos aqui com o Zona Viva, que é um sonho coletivo que se tornou realidade e que vai transformar através da cultura, tecnologia e qualificação profissional, a vida das pessoas que nestes espaços”, destacou a secretária da Proteção Social, Onélia Santana.

Guilherme Simões, secretário Nacional de Periferia, também participou da inauguração e ressaltou que o Zona Viva não é só um equipamento, mas também carrega uma simbologia muito forte desse novo momento da relação do governo com as periferias. “Parabenizo o Governo do Ceará por essa iniciativa que leva as políticas públicas para dentro das zonas periféricas e lança uma nova perspectiva para a população que vive nestes territórios”, destacou.

“O Zona Viva é a realização de um sonho! Essa é a primeira vez que se lança um projeto tão positivo para a nossa comunidade. No Residencial José Euclides, nós queremos tecnologia e oportunidade, e a Zona Viva de cultura e tecnologia é o que vai salvar a nossa periferia. Esse espaço tem alma, ele inclui toda a comunidade e vai germinar muita coisa boa”, reconheceu o morador do residencial e representante da comunidade, Sérgio Farias.