SSPDS, Sema e Semace alinham parceria de combate a crimes ambientais na região de Baturité

2 de agosto de 2023 - 19:14 # # # # # # #

Somar esforços e trabalhar com ações intensivas, ostensivas e de inteligência para coibir e punir os crimes ambientais no Maciço de Baturité. Essa foi a pauta da reunião realizada na tarde desta quarta-feira (2), entre o secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio; a titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire; e o superintendente da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Carlos Alberto Mendes. Na ocasião foi alinhada uma parceria entre os órgãos do Governo do Ceará com o intuito de expandir a experiência-piloto na macrorregião para outras macrorregiões do Estado.

“Esse é o primeiro encontro de outros que ainda estão por vir. Vamos estreitar os laços com a Sema e a Semace para inicialmente reprimir eventuais crimes ambientais na região de Baturité. Obviamente, isso não acontece apenas com o trabalho do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) na região, mas também cruzando informações de inteligência com a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), para a realização de ações mais efetivas por parte das Forças de Segurança contra esse tipo de crime”, ressaltou o secretário Samuel Elânio.

Ainda segundo ele, o aperfeiçoamento das ações começa com um levantamento de ocorrências já registradas pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da PC-CE, nos últimos anos. “Há certos crimes que o impacto da investigação chega a ser ainda maior em relação ao flagrante, como acontece na questão dos crimes ambientais. Nesses casos, uma investigação sólida, com objetos contundentes, é essencial no momento em que a Polícia aborda para inibir a ação criminosa”, complementa o delegado geral da PC-CE, Márcio Gutierrez.

Em suas falas, a secretária Vilma Freire e o superintendente Carlos Alberto agradeceram a recepção do titular da SSPDS e se mostraram confiantes com os resultados da estratégia. “O Batalhão de Polícia do Meio Ambiente é um braço da atuação de fiscalização da Semace que já funciona muito bem e queremos que essa atuação seja aprimorada”, frisou o superintendente. “Como não teríamos mãos para atendermos todas as denúncias, estamos construindo essa parceria, para que, com inteligência, possamos coibir esse tipo de crime no Maciço de Baturité e em todo Ceará”, complementa Vilma.

Também estiveram presentes no encontro: o delegado titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Wilson Campelo; o comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel Martins; o 1º tenente do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA),Quixadá; e o deputado estadual Missias Dias.