Aesp e Casa Militar realizam aula inaugural do Curso de Segurança de Autoridades Governamentais

1 de agosto de 2023 - 17:16 # # # # #

O Curso de Segurança de Autoridades Governamentais (CSAG) – Nível Operacional teve aula inaugural, nesta terça-feira (1), no Palácio da Abolição. A formação é promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) em parceria com a Casa Militar. A turma tem 35 agentes de Segurança Pública como discentes.

O treinamento é de 160 horas/aula tendo como foco a qualificação de agentes de segurança para a atuação eficaz e eficiente na proteção de autoridades governamentais, de modo a garantir e zelar pela integridade dos titulares do Poder Executivo do Estado do Ceará e de dignitários em visitas oficiais.

“É necessário destacar que a realização do CSAG tem também uma importância político-social conglobante. O curso cria condições para que a Autoridade, uma vez contando com profissionais qualificados no seu “staff” protetivo, estando envolta em uma atmosfera de segurança e tranquilidade, possa concentrar plenamente sua atenção e tomada de decisões nas atividades de ordem macro, sejam elas administrativas e/ou políticas, dentro das suas atribuições constitucionais, em benefício da população”, opina o diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto.

Para o secretário-executivo da Casa Militar, tenente-coronel PMCE Francisco Erlanio Matoso de Almeida, a qualificação da turma deve ser feita de modo a desenvolver a excelência dos formados. “O curso é resultado de um termo de cooperação técnica entre a Casa Militar e a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará. No curso, constam atividades voltadas para o desenvolvimento comportamental, técnico-científico e, ainda, tático-operacional do indivíduo. Tudo isso com o intuito de qualificar agentes para atuarem com excelência na área de segurança de autoridades e dignitários”, completa o oficial.

A matriz curricular envolve as disciplinas de Ética; Cidadania e Direitos Humanos; Noções de Defesa Pessoal; Noções de Combate a Incêndio, Planejamento Operacional Aplicado a Eventos, Ações para Proteção de autoridades Governamentais; Tiro Aplicado à Segurança de Dignatários, Noções de Direção Defensiva e Evasiva (Off road e On road), Noções de Bombas e Explosivos, Noções de Salvamento aquático / Nós e Amarrações, Educação Física, Noções de Inteligência, Legislação Voltada a Segurança de Dignitários, Simulação de Segurança de Dignitário, APH Tático e Ajudância de Ordens, Cerimonial e Protocolo.

Curso tem agentes de outros estados

Fazem parte da turma, além de agentes ligados à Aesp, servidores da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Polícia Militar do Estado do Ceará, Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Fortaleza, Guarda Municipal de Sobral, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e Polícia Militar do Piauí.

A 2º sargento Porto, da Casa Militar do Rio de Janeiro, está entre as discentes. “Essa formação é um grande somatório. Creio que vim para agregar conhecimentos e valores. E já estou satisfeita com o que vi de início. Será proveitoso para mim e para todos os participantes”, prevê a praça.

Também participaram do evento a coronel PM Francisca Asmenha, da Polícia Militar do Ceará; o coronel Hélio Alencar, que esteve representando a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer); e o agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Clesio Falcão, que esteve representando o superintendente regional da PRF no Ceará, além de outros oficiais e praças que prestigiaram a cerimônia.