Codes/SSPDS empossa novos conselhos comunitários e promove reuniões na região Norte do Estado

31 de julho de 2023 - 17:23 # # #

A Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou novas reuniões de enfrentamento à violência e promoção da paz nos municípios de Amontada, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17), Sobral e Camocim ambas localizadas na AIS 14. As solenidades que aconteceram do dia 27 ao 28 de julho, iniciaram-se com a posse de novos conselheiros Comunitários de Defesa Social (CCDS). Os CCDS reforçam o diálogo comunitário, tendo como foco a otimização da prevenção social no Estado.   

“Esse encontro consiste em uma estratégia institucional para mobilização e apoio de representantes da sociedade, somando esforços para o constante aprimoramento da política de segurança pública e para a otimização da prevenção social e de possíveis violências nos territórios. Tais fóruns de integração objetivam fomentar e reforçar laços colaborativos que auxiliam na elevação dos níveis de confiança, na sensação de segurança, na acessibilidade aos serviços públicos, na formulação de diagnósticos territoriais e na participação proativa dos cidadãos, sempre buscando caminhos possíveis para melhoria de iniciativas e ações na Segurança Pública e em outras políticas públicas importantes para a construção da defesa social e para a cultura de paz”, destacou o coordenador da Codes, tenente-coronel Bernardo Aguiar. 

Amontada 

Na tarde dessa quinta-feira (27), a Codes empossou 20 novos conselheiros que atuarão em iniciativas de prevenção à violência e promoção da cultura de paz no Distrito de Graça no município de Amontada. Além disso, estiveram presentes na solenidade representantes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE); e representantes de várias instituições públicas do município e uma ampla participação comunitária. 

Sobral 

Já na última sexta-feira (28), a Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da SSPDS articulou uma reunião de alinhamento com integrantes dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) do município de Sobral. Estiveram presentes diretores de instituições de ensino da região, conselheiros tutelares e lideranças comunitárias, autoridades do CBMCE, e Policiais Militares do Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) e Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio).  

Camocim 

Durante a noite, a Codes realizou uma assembleia geral no município de Camocim. Na cerimônia, a Codes homenageou seis conselheiros de Defesa Social com certificados de reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido em apoio à segurança pública e à promoção da Cultura de Paz na região. Compareceram diretores de instituições de ensino, representantes da PC-CE e do CBMCE. Além disso, em todas as reuniões, o CCDS conta com a presença de policiais militares do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da PMCE.     

Capital 

Toda semana, a Codes realiza ciclos de reuniões com os Conselhos Comunitários de Defesa Social na Capital. Na semana passada foram realizados fóruns de integração comunitária nas Áreas Integradas de Segurança Pública do Conjunto Esperança (AIS 9), Parangaba (AIS 5) e Mucuripe (AIS 1). As reuniões contaram com a adesão de diversos segmentos representativos da sociedade. Além disso, a reunião realizada no bairro do Mucuripe contou com a participação do Coronel Márcio, secretário executivo da SSPDS, onde foram dialogadas com os representantes possíveis soluções para demandas da comunidade.