Ações distintas da PMCE resultam em prisão e apreensões de armas em Fortaleza

27 de julho de 2023 - 15:44 # # # # # # #

Em três ações distintas realizadas por composições da Polícia Militar do Ceará (PMCE), foram apreendidas três armas de fogo em Fortaleza. As apreensões aconteceram nessa quarta-feira (26) e ainda resultaram em uma prisão e recolhimento de outros materiais nos bairros Barra do Ceará, Damas e Messejana.

Em uma via pública da Barra do Ceará – Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza, a PMCE recebeu uma denúncia sobre pessoas armadas na região. Nas diligências, os policiais militares se depararam com Alan Oliveira Cândido (22), em uma motocicleta sem placa. Ao ser abordado, a PMCE verificou, por meio do chassi, que o veículo havia sido roubado. Com o homem, os policiais militares também apreenderam uma pistola calibre 380. Ele foi conduzido ao 10º Distrito Policial, unidade plantonista da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e receptação. A motocicleta foi restituída ao proprietário e o caso será investigado pelo 33º Distrito Policial (DP), unidade policial responsável pela área.

Já no bairro Damas (AIS 5), o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE recebeu uma denúncia sobre um terreno utilizado por pessoas em conduta suspeita. Em buscas realizadas no local, os policiais militares encontraram uma quantidade de pó branco análogo à cocaína, além de crack e pinos de cocaína enterrados. Em outro trecho, os raianos encontraram uma arma calibre 38 com munições. Duas balanças de precisão, um rádio-comunicador e embalagens também foram apreendidos. O material foi apresentado ao 11º DP, onde foi instaurado um procedimento para identificar os proprietários da arma e das drogas.

Por fim, no bairro Messejana (AIS 3), uma outra composição do CPRaio da PMCE recebeu uma informação sobre um terreno onde pessoas em conduta suspeita teriam se escondido. Em uma busca no local, os raianos apreenderam uma espingarda artesanal com munições. O material foi apresentado ao 30º Distrito Policial, unidade plantonista da PC-CE, onde foi instaurado um procedimento para dar continuidade às investigações para identificar os proprietários da arma. O caso é investigado pelo 6º Distrito Policial.

Apreensões na Capital

Em Fortaleza, as apreensões de arma de fogo cresceram 9,6% em junho. Foram 137 armas recolhidas no mês, em 2023. No mesmo período de 2022, 125 armas foram apreendidas pelas Polícias Civil e Militar. Os dados foram extraídos pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Denúncias

A SSPDS destaca a importância da denúncia para as apreensões. As denúncias podem ser repassadas para o 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp. O sigilo e o anonimato são garantidos.