Irmãos são resgatados pelo CBMCE após trilha em serrote na cidade de Tauá

17 de julho de 2023 - 11:17 # # # #

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) resgataram, nesse domingo (16), dois irmãos, com idades de 35 e 51 anos, no serrote Quinamuiú, no município de Tauá, na Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22) do Estado. As vítimas realizaram uma caminhada até o topo do serrote, mas não conseguiram descer e acionaram os bombeiros militares para serem resgatados em segurança.

No início da manhã desse domingo (16), uma equipe da 3ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3ª Cia/ 3º BBM) foram acionadas por telefone para resgatar um casal de irmãos que estava preso no topo do serrote Quinamuiú. Conforme informações, um homem, de 35 anos, e uma mulher, de 51 anos, haviam realizado uma caminhada pela serra, quando perceberam que não conseguiam descer em razão da área ser de difícil acesso, com muitos desfiladeiros ao redor.

Por ligação, os bombeiros tranquilizaram as vítimas e orientaram que ambos permanecessem no local. Após superarem os obstáculos ao redor, a composição equipou os irmãos com capacetes e cintos paraquedistas, realizando assim a descida das vítimas por meio de um cabo-guia. Apesar do susto, os irmãos foram resgatados em segurança e ilesos.

Cuidados nas trilhas

O CBMCE recomenda alguns cuidados para a realização de trilhas e caminhadas em áreas remotas. A corporação ressalta a importância de informar alguém sobre a rota e previsão de retorno, além de levar consigo um kit de primeiros socorros, água e comida. Também é recomendado ao realizar esse tipo de aventura em grupo, observar antecipadamente as condições de clima e da trilha. É necessário ainda usar roupas e calçados adequados. Por fim, o CBMCE recomenda uma boa preparação física e mental para os desafios que os praticantes de trilha devem encontrar.

*Com informações da ascom do CBMCE