Chefe de grupo criminoso e homem envolvido com o tráfico de drogas são presos com pistola .40 durante Operação Focus em Maranguape

15 de julho de 2023 - 15:01 # # # # # # # # # # #

Os trabalhos de combate aos crimes realizados pelas Forças de Segurança culminaram nas prisões de dois homens, um deles apontado como chefe de um grupo criminoso, durante a Operação Focus realizada, na noite dessa sexta-feira (14), no município de Maranguape, na Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24) da Região Metropolitana. Os trabalhos foram coordenados pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Com os suspeitos foram apreendidas uma pistola .40 e 13 munições intactas.

Os suspeitos foram identificados como Paulo Roberto Nascimento da Silva (25,) conhecido como “Rô”, que é apontado como chefe de um grupo criminoso que atua na região de Maranguape, e possui passagens pelos crimes de tráfico de drogas, homicídio doloso, posse irregular de arma de fogo de uso permitido e porte ilegal de arma de fogo; e Adailton Martins Vieira (41), suspeito de integrar o mesmo grupo criminoso.

As capturas de Paulo e Adailton foram realizadas por equipes do  Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), durante uma blitz da ofensiva.  Os suspeitos estavam dentro de uma veículo na CE-065 no quilômetro 17, próximo a um matagal onde foram encontradas pelos policiais militares uma pistola .40 e 13 munições intactas. Os homens são investigados pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Diante dos fatos, os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia Metropolitana de Maracanaú, onde foram autuados em flagrante pelos crimes de receptação e porte ilegal de arma de fogo. Ambos encontram-se à disposição do Poder Judiciário.

Trabalho Integrado

A Operação Focus tem por finalidade detectar irregularidades e possíveis crimes, cumprir mandados de prisão em aberto, bem como, realizar saturações e abordagens às pessoas em atitudes suspeitas e veículos. As áreas de atuação da Focus são escolhidas a partir de dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp/ SSPDS).

A  55ª da Focus ocorreu na região de Maranguape (AIS 24). A edição contou com equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Copol da SSPDS.

Ao todo, mais de 60 homens e mulheres das Forças de Segurança do Estado participaram

da ofensiva. Durante essa edição, 111 pessoas foram abordadas, 15 abordagem a pessoas envolvidas em possíveis crimes, além de 104 veículos foram abordados na região e 11 estabelecimentos fiscalizados.

A população pode contribuir com o trabalho policial repassando informações que auxiliem nas investigações. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.