Grupo criminoso suspeito de aplicar golpe do precatório em SC é preso em ação da PC-CE e PCSC em Maracanaú

12 de julho de 2023 - 16:29 # # # # # #

Uma ação conjunta entre a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e Polícia Civil de Santa Catarina resultou, nesta quarta-feira (12), no cumprimento de três mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão em desfavor de um grupo criminoso cearense investigado por aplicar “golpe do precatório” em vítimas do estado catarinense. Três alvos foram presos no município de Maracanaú – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Ceará. Durante as ofensivas, um mandado de apreensão foi cumprido em desfavor de um homem de 20 anos.

Com apoio logístico da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da PC-CE, as investigações coordenadas pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) e Delegacia de Defraudações (DDF) da PCSC apontam que o grupo criminoso aplicavam golpe em vítimas de Santa Catarina. Os suspeitos se passavam por juízes, desembargadores e advogados. Segundo informações policiais, o grupo obteve cerca de R$ 3 milhões em diversos estelionatos aplicados em SC.

Com as ordens judiciais em mãos, 23 policiais civis dos dois estados – 16 cearenses e sete catarinense – se deslocaram para o município de Maracanaú/CE, onde lograram êxito na captura dos suspeitos identificados como Márcio Ezequiel Madeira da Silva (20), Gustavo Erick Leite de Carvalho (19) e Iasmyn Matos Uchôa (21), todos, até então, sem antecedentes criminais.

Ainda durante o cumprimento das ordens judiciais, em desfavor de um homem identificado como Anthony Juan Santos Teixeira (20), foi cumprido um mandado de apreensão, que estava em aberto, por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas, de quando ele era adolescente. Os alvos foram conduzidos para Draco, onde as ordens judiciais foram cumpridas. Anthony Juan foi conduzido para a Delegacia Metropolitana de Pacatuba, onde o mandado foi cumprido. Agora, os suspeitos estão à disposição da Justiça.

Outras prisões

Ainda conforme informações policiais, outros dois suspeitos de integrar o grupo criminoso cearense foram capturados, nessa terça-feira (11), no Rio de Janeiro, quando viajavam e realizavam passeios pelo país utilizando os valores obtidos com o crime. As investigações seguem presididas pela Polícia Judiciária Catarinense e a PC-CE continua prestando apoio nas diligências investigativas no Ceará, a fim de identificar outros envolvidos, direta ou indiretamente, com esse tipo de crime patrimonial.