PMCE apreende carretéis com cerol na Grande Messejana; CBMCE orienta sobre os cuidados

11 de julho de 2023 - 17:48 # # # # # # # #

Com informações das Ascom da PMCE e do CBMCE

A diversão nas férias pode causar ferimentos graves com o uso do cerol em linhas de pipas, também conhecidas como arraias

Nos últimos dias, equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizaram apreensõess de diversos materiais como carretéis de linha com cerol na região da Grande Messejana – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) da Capital. A utilização da substância com mistura de vidro moído para empinar pipa é uma prática perigosa que pode causar ferimentos profundos na vítima.

Além disso, nas ações preventivas realizadas pelas equipes do 16º Batalhão de Polícia Militar do Ceará (16º BPM) da PMCE, os policiais militares conscientizaram adultos e crianças sobre os perigos do uso do material.

Os carretéis com a substância cortante foram encaminhados à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) para a posterior destruição do material.

Corpo de Bombeiros oferece dicas de primeiros socorros

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) oferece dicas que podem salvar vidas no atendimento pré-hospitalar em casos de ferimentos causados por linhas com cerol.

O uso da substância que leva pequenos fragmentos de vidro em linhas de pipas (também conhecidas como arraias, no Ceará) é uma prática perigosa que pode causar ferimentos em contato com a pele. O material que torna o fio cortante pode ocasionar em ferimentos profundos que devem receber atendimento imediato.

O Corpo de Bombeiros orienta sobre como as pessoas podem proceder em casos desse tipo e evitar o agravamento do quadro da vítima. As orientações são gerais, sobre o que pode ser feito antes da chegada dos socorristas, profissionais treinados para o atendimento mais adequado da vítima. No entanto, diante de possíveis cenários, o mais importante é acionar o atendimento médico especializado o mais rápido possível.

Segurança em primeiro lugar

A segurança dos envolvidos deve ser prioridade nesse cenário. No primeiro momento, você deve se certificar, ao analisar o ambiente, de que você e a vítima estão fora de perigo de novas lesões ou agravamento dos ferimentos. Além disso, não entre em contato com a linha de cerol, mesmo que ela esteja enrolada no corpo da vítima. A retirada do material deve ser feita apenas por profissionais qualificados.

Acione o serviço de emergência

Depois de confirmar que o ambiente está seguro, entre em contato e acione o serviço de emergência. No Ceará, o acionamento pode ser feito pelos telefones 190, 192 e 193. Ao entrar em contato, você deve repassar informações precisas sobre a localização da vítima e a ocorrência, bem como da gravidade dos ferimentos.

Primeiros socorros

O sangramento pode ser contido com a aplicação de pressão direta sobre o ferimento, com a utilização de gaze ou um pano limpo. Se possível, eleve a parte do corpo ferida para reduzir o fluxo sanguíneo. Os fragmentos de vidro ou a linha devem ser removidos apenas pelos profissionais.

Tranquilize a vítima

Tente confortar e tranquilizar a vítima enquanto aguarda a chegada dos socorristas. Converse com a vítima. Isso pode ajudar a reduzir a ansiedade e o medo, que podem dificultar o atendimento da vítima.

Com informações das Ascom da PMCE e do CBMCE