Saúde emocional e comunicação não-violenta são temas de palestra na Pefoce

10 de julho de 2023 - 16:33 # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) promoveu na última sexta-feira (7), uma palestra com o tema “Saúde emocional e CNV (Comunicação Não-Violenta) como proposta de cuidado e bem-estar”, para servidores e colaboradores. A palestra aconteceu no auditório da sede em Fortaleza e foi ministrada pelas psicólogas Mariana Pinto e Mirna Moura. O evento teve transmissão online para os profissionais dos núcleos do interior e contou com a presença da Diretora de Planejamento e Gestão Interna (DPGI), Manuela Cândido, que reforçou a relevância do assunto. 

Durante o encontro, as convidadas destacaram a importância da saúde emocional, do autocuidado e da busca pelo equilíbrio emocional para os indivíduos lidarem de forma saudável com as emoções e estabelecerem relacionamentos saudáveis, com resiliência diante dos desafios da vida.

A palestra também reforçou a importância de os servidores e colaboradores estarem atentos aos sinais de estresse e esgotamento emocional, incentivando a busca por ajuda profissional quando necessário. Foi ressaltado que cuidar da saúde mental é um processo contínuo, que exige atenção e autocuidado constante.

Saúde emocional

Segundo a psicóloga Mariana Pinto Crisóstomo Vieira, investir na saúde emocional no trabalho não apenas beneficia os indivíduos, mas também a organização como um todo. Funcionários saudáveis emocionalmente tendem a ser mais engajados, produtivos e criativos. “No ambiente de trabalho, seja ele um trabalho público ou no âmbito particular, vivenciamos inúmeros conflitos. Cada trabalho vai fazer uma série de pressões, exigências, estresses, e infelizmente, identificamos que as pessoas não são educadas para a questão do autoconhecimento e da saúde emocional. A nossa ideia é trazer essas informações para que as pessoas possam primeiro cuidar delas mesmas e consequentemente, das outras e do ambiente de trabalho”, destacou. 

Outro ponto de destaque da palestra foi a abordagem da comunicação não-violenta. Os palestrantes enfatizaram a importância de expressar emoções e opiniões de forma assertiva e respeitosa, evitando o uso de palavras ou atitudes agressivas que possam causar danos emocionais. Foram apresentadas técnicas e ferramentas práticas para aprimorar a comunicação e promover um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo.

Para a psicóloga, Mirna Moura Holanda Tinoco, devemos estar atentos às nossas emoções, expressando-as de maneira saudável e encontrando meios de lidar com o estresse e com as pressões do dia a dia. Segundo a profissional, isso pode ser feito através da prática de técnicas de relaxamento, como meditação, ioga ou respiração consciente. “Quando nós temos a prática da comunicação não violenta, conseguimos compreender o que está por trás muitas vezes de um olhar mais rígido, de uma fala mais contida ou de um silêncio. Então, a CNV vem dentro da psicologia, como se fosse o combustível dessa relação com o outro, seja eu líder ou liderado. Além disso, cultivar relacionamentos saudáveis e buscar apoio social pode ajudar a fortalecer o bem-estar emocional”, concluiu.

Ao final da palestra, os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e compartilhar suas experiências, enriquecendo ainda mais o debate e estimulando a troca de conhecimentos. Também houve um exercício de meditação guiada para estimular essa prática como forma de relaxamento. A iniciativa da Pefoce em promover esse tipo de evento contribui para a disseminação de informações relevantes sobre saúde emocional e comunicação não violenta, impactando positivamente os servidores e colaboradores, fortalecendo as relações interpessoais e contribuindo para um ambiente de trabalho saudável e produtivo.