Representantes da Segurança Pública do Ceará, de Pernambuco e da Bahia reúnem-se para alinhar estratégias na região

6 de julho de 2023 - 18:46 # # # # # #

Fotos: Assessoria de Comunicação da SDS-PE

O secretário titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE), Samuel Elânio, reuniu-se com os titulares das secretarias de Defesa Social de Pernambuco, Carla Patrícia Cunha, e de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, nessa quarta-feira (5), para discutir o alinhamento entre as inteligências das pastas. O encontro foi realizado em continuidade aos trabalhos iniciados na segunda-feira (3) quando foi realizada, em Recife (PE), a “1º Reunião de Operações Integradas de Inteligência”.

Durante a segunda reunião, realizada em Petrolina (PE), os gestores reforçaram a troca de informações e o alinhamento estratégico entre as inteligências das secretarias, bem como dos departamentos responsáveis pela recuperação de ativos e de combate à lavagem de dinheiro da Polícia Civil nos Estados do Ceará, de Pernambuco e da Bahia. O evento teve ainda como pauta o combate aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) nos três estados.

Os representantes já haviam se reunido na segunda-feira (3) em um evento realizado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). A “1ª Reunião de Operações Integradas de Inteligência” foi realizada em Recife (PE).

Para o secretário da SSPDS-CE, Samuel Elânio, o encontro foi positivo e possibilitou o alinhamento de estratégias entre as pastas. “Foi bastante proveitosa essa troca de informações, em que foram alinhados trabalhos em conjunto a serem realizados no combate ao crime organizado e na redução de CVLIs. Outras reuniões vão acontecer, provavelmente já para alinhar a execução das operações. Será um trabalho permanente, que se encontra tanto no MJSP, na Senasp, bem como das respectivas secretarias da Bahia, do Ceará e de Pernambuco”, detalhou o titular da SSPDS-CE.

A secretária de Pernambuco, Carla Patrícia Cunha, colocou-se à disposição, estreitando o diálogo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia e do Ceará com o intuito de unir forças para um melhor desempenho das políticas de segurança no Nordeste. Já o gestor da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, reforçou a integração entre os estados nordestinos no combate à criminalidade. “Mais uma vez, estados do Nordeste se reuniram para discutir estratégias conjuntas para a contenção da violência. Em Petrolina e ao lado das autoridades policiais de Pernambuco e do Ceará, foram compartilhados desafios e estratégias conjuntas”, afirmou o secretário da SSP-BA.