Integrante de grupo criminoso com atuação no CE é preso em ação conjunta no RN

4 de julho de 2023 - 13:58 # # # # # #

Durante os cumprimentos de mandados, o alvo foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e falsificação de documento público

Uma ação conjunta da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), através da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), com apoio da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte, resultou, nessa sexta-feira (30), no cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em desfavor de um homem, de 30 anos. Ele é investigado por integrar uma organização criminosa com atuação no município de Maracanaú – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Ceará. O alvo foi preso em um condomínio de luxo, no Rio Grande do Norte. Com essa prisão, de janeiro a junho deste ano, sobe para 104 o número de suspeitos presos pela Draco. Desses, 13 tinham papel de chefia em seus grupos criminosos.

Segundo as investigações, o suspeito identificado como Francisco Cleyton Epifânio de Sousa, também conhecido como “Netim da TUF”, com antecedentes criminais por porte ilegal de arma de fogo, roubos, tráfico de drogas e receptação, é investigado por integrar organização criminosa com atuação em um residencial que fica localizado no Maracanaú/CE, na Região Metropolitana de Fortaleza. Com a localização do suspeito, equipes policiais cearenses se deslocaram para o endereço, onde prenderam o alvo em um condomínio de luxo na cidade de Parnamirim, Zona Metropolitana de Natal/RN. O homem estava em posse de uma pistola 9mm, três carregadores e munições, além de documentos falsos.

Após a captura, o suspeito foi conduzido para uma unidade policial, onde a ordem judicial foi cumprida. Além disso, ele foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e falsificação de documento público. Além da arma, munições e documentos falsos, também foram apreendidos um veículo, aparelho celular e um notebook. Agora, tratativas estão em andamento para o recambiamento do alvo para o Ceará.

Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) conta com a participação da população para repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. Por isso, a unidade especializada da Polícia Civil do Ceará mantém um número de WhatsApp para receber denúncias. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182.

As denúncias também podem ser feitas, por meio de ligação gratuita, para o 181, ou enviando mensagem para o WhatsApp (85) 3101-0181 do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O sigilo e o anonimato são garantidos.