Suspeito de Parambu é indiciado por falsa identidade e difamação pela internet

3 de julho de 2023 - 16:20 # # # # # #

Homem, de 26 anos, utilizava redes sociais para se passar pela vítima e compartilhar conteúdo sexual

Uma investigação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) resultou, nesta segunda-feira (3), no indiciamento de um homem por falsa identidade e difamação. O suspeito, natural do município de Parambu, localizado na Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22) do Estado, utilizava fotos da vítima, que mora em Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), para criação de perfis falsos nas redes sociais, além de páginas de prostituição na internet.

Em novembro de 2022, a mulher relatou às autoridades policiais que vinha sendo alvo dos crimes desde de 2020. Alguém utilizava imagens dela para criar páginas falsas em redes sociais e em um site de prostituição. As páginas de conteúdo sexual eram removidas a partir das denúncias encaminhadas às plataformas; ainda assim, outras surgiam logo em seguida. Também se tornaram frequentes as importunações no número pessoal da vítima e até um relacionamento amoroso chegou ao fim.

Após prestar um Boletim de Ocorrência (BO), via Delegacia Eletrônica (Deletron), a vítima procurou a Delegacia de Repressão de Crimes Cibernéticos (DRCC). A unidade especializada da PC-CE passou a rastrear os perfis falsos, solicitando informações às plataformas e ao site, até chegar ao número de um aparelho celular utilizado pelo suspeito. O homem, de 26 anos, foi interrogado na Delegacia Municipal de Parambu, unidade da PC-CE responsável pela área.

Conforme o depoimento do suspeito, indiciado por falsa identidade e difamação em ambiente virtual, o objetivo de utilizar as fotos da vítima era atrair um grande número de seguidores. A Delegacia de Repressão de Crimes Cibernéticos (DRCC) investiga ainda se outras vítimas estariam na mira do suspeito e se ele obteve vantagens financeiras em decorrência dos crimes contra a vítima.