Com auxílio do Agilis e do Nuvid, motociclista é preso por adulterar placa do próprio veículo

29 de junho de 2023 - 13:27 # # # # # # #

Um motociclista de aplicativo foi preso, nessa quarta-feira (28), após cobrir a placa da própria moto com uma fita adesiva. A ação, encabeçada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), contou com o auxílio do Sistema Agilis e do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O homem foi conduzido a uma unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e responde por crime contra a fé pública por adulteração ou remarcação de chassi ou sinal automotor.

Uma equipe policial foi acionada, por volta das 16h30, para realizar uma abordagem a um motociclista no bairro Pici, na Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6) de Fortaleza. Conforme as informações repassadas pelos operadores da Ciops, o veículo, que trafegava em uma via pública, era monitorado em decorrência de uma suspeita de adulteração da placa. Os policiais militares foram até o local e flagraram uma motocicleta estacionada com as mesmas características informadas.

Ao ver a polícia, um homem, de 33 anos, foi ao encontro da composição policial e confirmou que a motocicleta era dele. Também foi o próprio suspeito quem informou que ele havia coberto a letra C na placa do veículo com uma fita adesiva, transformando-a na letra O. Aos policiais militares, o motociclista de aplicativo tentou justificar o crime contra a fé pública dizendo que adulteração da placa do veículo seria para evitar multas de trânsito.

Diante dos fatos, o suspeito e a motocicleta foram conduzidos até o 32º Distrito Policial (32º DP). O homem foi autuado em flagrante pelo crime contra a fé pública por adulteração ou remarcação de chassi ou sinal automotor na unidade plantonista da Polícia Civil e colocado à disposição da Justiça. A motocicleta ficou apreendida e será submetida à perícia. O caso foi transferido para o 27o Distrito Policial (27o DP), unidade da PC-CE responsável pela área, e segue em investigação.

O que diz a lei

Adulterar, remarcar, suprimir número de chassi ou qualquer sinal identificador de veículo automotor ou reboque é crime previsto pelo Código Penal Brasileiro. Infringe a lei não apenas quem adquire o veículo adulterado, como também quem vende, transporta, conduz, oculta, ou de qualquer forma obtém proveito do bem. A pena prevista pela legislação brasileira é de reclusão de três a seis anos e multa.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser encaminhadas também para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser feitas pelo número (85) 3101-5663, do 27º DP. O sigilo e o anonimato são garantidos.