Com auxílio do Agilis e Nuvid, PMCE prende dupla suspeita de roubar câmera fotográfica no Eusébio

27 de junho de 2023 - 16:59 # # # # # # # #

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu, nesta terça-feira (27), uma dupla suspeita de roubo qualificado no Eusébio, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Estado. Os dois homens, de 22 e 24 anos, teriam subtraído uma câmera fotográfica e um celular de um fotógrafo profissional no bairro Mangabeira. Algumas horas depois, com o auxílio do Sistema Agilis e do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS, o material foi restituído à vítima e os suspeitos conduzidos até uma unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).

Por volta das 10h, uma composição policial do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE foi informada via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) sobre um roubo em uma rodovia estadual. Uma dupla suspeita trafegava em um carro, quando subtraiu da vítima uma câmera fotográfica profissional e um aparelho celular nas proximidades de uma rotatória.

Logo após o crime, a movimentação do automóvel passou a ser monitorada pelos operadores do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da SSPDS e, com o auxílio do Sistema Agilis, foi possível mapear a movimentação do carro, que estacionou na área central do Eusébio. Os raianos aproveitaram a oportunidade para abordarem Luan de Sousa Lima, 22 anos, que se encontrava dentro do veículo. A câmera fotográfica e o celular, entretanto, se encontrariam na casa do segundo suspeito.

Já na casa de Vitor de Lima Lourenço, 24 anos, a equipe policial foi informada que ele teria escondido o equipamento profissional em um terreno de mata, próximo a um condomínio residencial. Com o apoio de uma equipe do 15º Batalhão Policial Militar (15º BPM) da PMCE, os raianos foram até o local indicado pela dupla suspeita e desenterraram a câmera fotográfica e o celular de um terreno baldio.

Luan e Vitor foram conduzidos até a Delegacia Metropolitana do Eusébio. A dupla foi autuada em flagrante por roubo à pessoa na unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e colocada à disposição da Justiça. A câmera fotográfica e o celular foram restituídos e a vítima agradeceu o empenho dos policiais. “(Quero) agradecer o empenho das Forças Policiais que foram muito solícitas e trabalharam para recuperar tudo”, publicou o fotógrafo em uma rede social.