Durante ofensiva em Caucaia, PMCE captura 11 pessoas e apreende oito armas e mais de 300 munições

22 de junho de 2023 - 18:20 # # # # # # # # #

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMCE

Diligências ininterruptas da Polícia Militar do Ceará (PMCE), com o intuito de identificar e capturar integrantes de um grupo criminoso atuante em Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado, culminaram, nesta quinta-feira (22), na captura de 11 suspeitos. Durante as ações na região, oito armas de fogo – entre elas um fuzil calibre 556 e um rifle calibre 22 e mais de 300 munições foram apreendidas. Os suspeitos e o material foram apresentados em uma unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).

A ofensiva teve auxílio de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS). Os trabalhos policiais iniciaram logo que policiais militares tomaram conhecimento sobre indivíduos armados em uma área de mangue localizada no bairro Parque Leblon. Após incursão, 11 pessoas foram capturadas.

Durante a ação, os policiais militares apreenderam um fuzil calibre 556, um rifle calibre 22, quatro pistolas, duas armas de fabricação artesanal, cerca de 367 munições de diversos calibres, além de aparelhos celulares e drogas foram apreendidos. Diante disso, nove adultos e dois adolescentes, além do material apreendido, foram encaminhados para a Delegacia Metropolitana de Caucaia, onde os procedimentos sobre o fato foram registrados.

Na unidade policial, nove adultos – com idades entre 20 e 36 anos – foram autuados pelos crimes de integrar organização criminosa, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menor. Já para os dois adolescentes, ambos de 16 anos, foi lavrado um ato infracional análogo aos crimes, exceto a corrupção de menor. Um dos adolescentes já possui passagem por ato infracional análogo a roubo. Os adultos também possuem diversas passagens pela Polícia.

Ação integrada

Além de policiais militares da Força Tática do 12º Batalhão, também participaram das ações equipes do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do 20º Batalhão de Polícia Militar (20º BPM), além de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS). Os trabalhos policiais contaram ainda com uma composição do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), que patrulhou com uma embarcação no Rio Ceará. A Polícia Civil segue apurando o envolvimento dos capturados em outros crimes e atos infracionais na região.