PMCE realiza formatura de alunos do Proerd em Solonópole

21 de junho de 2023 - 14:49 # # # # #

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou a formatura de alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). O momento aconteceu nessa terça-feira (20), no município de Solonópole – Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20) do Estado.

A 1ª Companhia do 10º Batalhão da PMCE foi a responsável pela turma de formandos. Os alunos tiveram aulas ministradas pelos instrutores subtenente Renato e sargento Cícero, que desenvolveram aulas lúdicas por meio de uma pedagogia cidadã.

O Proerd atua no município há mais de cinco anos e já formou 346 alunos no Ensino Fundamental II da Escola Aníbal Rodrigues Pinheiro. O objetivo do programa é orientar crianças e adolescentes contra as drogas, fomentar a disciplina e a autoestima, seguindo o currículo implantado na Cartilha “Caindo na Real”.

Sobre o Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) foi criado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983, por meio de uma parceria entre o Distrito Escolar Unificado e o Departamento de Polícia daquela cidade para ser implantado em escolas. O principal objetivo do programa desde então é prevenir o uso indevido de drogas entre crianças em idade escolar.

No Brasil, o programa se iniciou pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) em 1992. Em seguida, no ano de 1993, o programa foi recepcionado pela Polícia Militar de São Paulo (PMESP). Daí em diante, o Proerd se multiplicou e hoje está em todas as Polícias Militares do nosso país, sendo implantado na Polícia Militar do Ceará (PMCE) em março de 2001.

O Proerd é um programa essencialmente preventivo e comunitário, ministrado por policiais militares fardados durante um semestre letivo, sendo uma aula por semana. Ao final do curso é realizada uma formatura, na qual os estudantes recebem um diploma e fazem um juramento de se manterem longe das drogas e da violência.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMCE