Parada da Diversidade contará com reforço de agentes da SSPDS

20 de junho de 2023 - 17:19 # # # # # # # # # #

A XXII Parada pela Diversidade Sexual do Ceará contará com o reforço de 220 profissionais da Segurança Pública do Estado. O anúncio do Plano Operacional foi feito nesta terça-feira (20), em coletiva de imprensa realizada no Paço Municipal, no bairro Centro, em Fortaleza. Além dos representantes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o evento contou com a Secretaria da Diversidade do Ceará (Sediv), Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB) e Prefeitura de Fortaleza.

O secretário executivo de Ações Integradas e Estratégicas da SSPDS, Sérgio Pereira, ressaltou que, em comparação com a edição 2022, a Parada da Diversidade contará com ampliação do efetivo adicional presente no evento. Além disso, a Delegacia Móvel da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) estará presente para registrar os flagrantes. “Esse ano, entraremos com um aumento no efetivo, fora o policiamento ordinário, que já é realizado pelas Forças de Segurança. É uma preocupação da SSPDS, do Governo do Ceará, em atender bem a esse público vulnerável, sendo do nosso interesse que todos que compareçam, consigam se divertir”, frisou.

A secretária da Sediv, Mitchelle Meira, pontuou o interesse do Governo do Ceará no diálogo transversal entre as pastas para reduzir a vulnerabilidade do público LGBTQIA+. “Caminhamos juntos para que seja um evento de paz, um evento que traga o orgulho das pessoas em serem LGBTs+. A Parada [da Diversidade] envolve várias ações integradas, como gestão de Estado, para a redução dos estigmas contra a comunidade LGBTI+”, comentou.

Também estiveram presentes, o coordenador da Coordenadoria de Planejamento (Copol) da SSPDS, Harley Filho; a diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) da PC-CE, Janaína Braga; diretor do Departamento Técnico Operacional (DTO) da PC-CE, Fernando Menezes; comandante do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da Polícia Militar do Ceará (BPTur), tenente-coronel Ferreira; capitão José Ronaldo Bezerra, do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE); a coordenadora da Diversidade de Fortaleza, Andrea Rossati; e a presidente do GRAB, Dary Bezerra.

Sobre o evento

A Parada da Diversidade do Ceará acontece anualmente desde 1999. Idealizado pelo Grupo de Resistência Asa Branca (Grab), em parceria com o Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza, o evento acontece neste domingo (25), a partir das 15h, na avenida Beira-Mar.