Sete suspeitos de crimes ambientais são presos pela Polícia Civil em São João do Jaguaribe e Senador Pompeu

17 de junho de 2023 - 17:29 # # # # #

Durante as ações, houve ainda o cumprimento de um mandado de prisão preventiva por roubo e furto

Ações distintas da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) resultaram, nessa sexta-feira (16) e neste sábado (17), na prisão, em flagrante, de sete homens, de idades entre 23 e 44 anos, por crimes ambientais. As capturas ocorreram nos municípios de São João do Jaguaribe e Senador Pompeu, pertencentes às Áreas Integradas de Segurança 18 e 20 (AIS 18 e 20) do Estado. Durante as ofensivas, um mandado de prisão preventiva foi cumprido em desfavor de um homem, de 45 anos, além disso, galos foram resgatados e madeiras apreendidas.

Durante uma ação policial, na manhã de hoje, na zona rural de São João do Jaguaribe, os policiais civis flagraram dois homens, de 23 e 24 anos, mantendo, dentro de seus imóveis, galos acondicionados em viveiros e gaiolas. Segundo informações policiais, os animais eram usados com a finalidade de promover rinha de galo. Diante do flagrante, os homens foram conduzidos para uma unidade policial, onde em desfavor deles foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por contravenção penal, baseado no artigo 32 da Lei de crimes ambientais. 

Cumprimento de mandado

Ainda nas diligências em São João do Jaguaribe, as equipes policiais cumpriram um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem identificado como Francisco Edvan Paulino Costa, de 45 anos. O suspeito é investigado por crimes de roubo majorado e furto qualificado, registrados no Rio Grande do Norte, em 2018. 

Após um trabalho de inteligência, os policiais civis lograram êxito na localização de Francisco Edvan que estava residindo em uma zona rural de Limoeiro do Norte, limite com Tabuleiro do Norte. Após a captura, o homem foi conduzido para a Delegacia Regional de Jaguaribe, onde a ordem judicial oriunda da Comarca de Apodi/RN foi cumprida.

Prisão por desmatamento

Uma outra ação da Polícia Civil, após uma denúncia anônima, resultou, nessa sexta-feira (16), na prisão em flagrante de cinco homens de idades entre 27 e 44 anos, no momento em que estavam realizando o desmatamento de uma floresta sem autorização do órgão competente. Segundo a apuração policial, os homens tinha a finalidade de extrair, de forma ilegal, madeiras para futura comercialização indevida. Após o flagrante, os homens foram conduzidos para a Delegacia Regional de Senador Pompeu, onde foram autuados por crime ambiental, baseado no artigo 50, da Lei 9.605/1998.

Denúncias 

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser encaminhadas para o telefone 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp. O sigilo e o anonimato são garantidos.