Aesp realiza Curso de Noções de Entradas Táticas

15 de junho de 2023 - 17:54 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) está realizando, entre os dias 13 e 16 de junho, o Curso de Noções de Entradas Táticas para operadores da segurança pública cearense. Treinamento, que tem uma carga-horária de 48 horas/aula, e visa capacitar os profissionais de segurança no emprego de técnicas eficazes nas situações do cotidiano policial e no controle emocional e técnico necessários para a execução correta dos procedimentos de Entradas Táticas no cenário de segurança pública.

Segundo o coordenador do curso, delegado de Polícia Civil Wilson Neto, as instruções acontecem em quatro dias e contam com muitas atividades práticas. “A dinâmica do curso é dividida em quatro dias. No primeiro dia, são apresentados os fundamentos teóricos das entradas táticas, incluindo a história e a evolução dessa técnica no cenário da segurança pública. Nos segundo e terceiro dias, são realizadas oficinas práticas, aplicando o conhecimento teórico em ações de aproximação, envelopamento, arrombamento e adentramento. No último dia, todo o conhecimento teórico e prático adquirido é utilizado em exercícios no estande de tiro, simulando situações enfrentadas no dia a dia da segurança pública”, explicou.

O delegado também destacou a importância deste tipo de treinamento. “O objetivo do curso é habilitar esses operadores de segurança pública nas técnicas de entradas táticas, voltada principalmente para o cumprimento de mandado de prisão e mandado de busca e apreensão. O que torna esse curso muito importante para as atividades de segurança pública de forma geral. Até porque esse treinamento também apresenta um repertório operacional que pode ser utilizado em diversas ações de adentramento em ambiente confinado”, destacou Wilson Neto.

De acordo com o diretor-geral da Aesp, coronel PM Clauber Wagner Vieira de Paula, esta é a primeira turma do Curso de Noções de Entradas Táticas este ano, mas existe previsão de outras três turmas até o final de 2023. Ele também ressaltou a relevância do curso. “Essa é uma capacitação muito importante para os nossos agentes de segurança, pois precisamos entregar para a sociedade policiais bem treinados, com técnicas atualizadas, para que a população se sinta cada vez mais segura e cuidada e assim, podermos avançar com um Ceará mais seguro para todos”, pontuou De Paula.

Ao todo, 20 profissionais participam deste treinamento, sendo 17 policiais civis; dois policiais militares e um auxiliar de perícia da Perícia Forense do Ceará (Pefoce).