Aesp realiza aula magna de cursos de especialização em segurança pública

5 de junho de 2023 - 17:10 # # # # # # # #

Com informações da Ascom da AESP

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, nesta segunda-feira (05), a aula magna do Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (Ceaesp) e do Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (Cegesp). A especialização, conhecida como “Lato Sensu”, é voltada para os profissionais de segurança pública. O encontro ocorreu no auditório da instituição de Ensino e contou com a presença de cerca de 60 alunos, entre profissionais da perícia forense, policiais e bombeiros militares.

A aula magna foi ministrada pelo superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), o professor doutor Nabupolasar Alves Feitosa, que abordou o tema: “Ataques a instituições financeiras: novas formas, mesmos objetivos”. Ele também compartilhou conhecimentos técnicos sobre os principais desafios que os profissionais de segurança pública enfrentam no combate aos crimes contra instituições bancárias. “Explanamos sobre as novas formas de crimes que esses grupos estão utilizando contra as instituições financeiras, mostrando e analisando as novas tendências já utilizadas em outros estados e como se deve agir nessas situações”, pontuou Nabupolasar.

O evento contou com a presença do diretor-geral da Aesp, Cel. PM Coronel PM Clauber Wagner Vieira de Paula; o perito geral da Pefoce, Júlio César Nogueira Torres; o Diretor de Planejamento e Gestão Interna/Subchefe do Estado Maior da PMCE, coronel PM Jorge Costa de Araújo; a diretora de planejamento e gestão interna da Aesp/CE, Delegada Kamilly Campos; o coordenador da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, Harley Filho e a Orientadora da Célula de Pós-Graduação da Aesp/CE, Cylviane Freire.

Durante o evento, o diretor-geral da Aesp, Cel. PM Coronel PM Clauber Wagner Vieira de Paula, incentivou os alunos a darem o seu melhor para fazer a diferença em suas áreas de atuação. “A gente fica muito feliz em estar começando mais duas turmas de pós-graduação hoje. Somos uma instituição de ensino e, cada vez que uma nova turma inicia, isso significa que a Academia está cumprindo o seu propósito de existência. Nosso papel é fazer com que cada aluno que entra aqui, saia melhor do que entrou. A nossa preparação para dar a cada um deles um ensino de qualidade, é contínua e também será construída com eles ao longo do curso. Então, eu espero que essas turmas que começam hoje, se dediquem ao curso e dêem o seu melhor, pois, eles farão a diferença onde quer que passem”, finalizou ele.

Sobre os cursos

O Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (Ceaesp) é a porta de entrada para uma jornada de atualização e expansão de conhecimento para oficiais superiores das corporações militares estaduais. Com uma carga horária de 408 horas/aula, o curso equivale, para todos os fins, ao Curso Superior de Segurança Pública (CSSP) e garante a qualificação necessária para que esses profissionais alcancem o posto de coronel. Com foco em aprimorar habilidades técnicas, humanísticas e profissionais.

Já o Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública, garante aos militares a apropriação de 418 horas/aula de conhecimento. Essa capacitação é equivalente ao antigo Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Quadro de Combatentes. Com isso, os capitães da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros serão capazes de adquirir os saberes necessários para serem promovidos ao cargo de major no futuro. Com foco em aprimorar habilidades e progredir na carreira militar.

As aulas são ministradas por um quadro de docentes formado, exclusivamente, por professores especialistas, mestres e doutores. Ambos os cursos possuem previsão de término para o dia 18 de dezembro de 2023.

*Com informações da Ascom da AESP