Superintendência comemora cinco anos com entrega da Medalha da Ordem do Mérito Supesp

2 de junho de 2023 - 18:32 # # #

Oito personalidades civis e militares, que têm prestado serviços de relevância para a melhoria e o fortalecimento da Segurança Pública, foram homenageadas 

Celebrando seu quinto aniversário de fundação, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) realizou, na tarde desta sexta-feira (02), a solenidade de entrega da Medalha da Ordem do Mérito Supesp. O evento aconteceu no auditório da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) e reuniu autoridades da área da Segurança Pública e representantes de organizações sociais. Na sua segunda edição, a Medalha da Ordem do Mérito Supesp contemplou oito personalidades civis e militares, que têm prestado serviços de relevância para a melhoria e o fortalecimento da Segurança Pública do estado do Ceará, bem como contribuído para os trabalhos da Supesp. 

Os agraciados nesta edição foram: o ex-superintendente da Supesp, José Helano Matos Nogueira; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Márcio Rodrigo Gutiérrez Rocha; o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Klênio Savyo Nascimento de Sousa; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), José Cláudio Barreto de Sousa; o diretor geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), coronel PM Clauber Vieira de Paula; o promotor de Justiça do Estado do Ceará, Francisco Gomes Câmara; a professora do Departamento de Computação da UFC e ex-coordenadora do programa Cientista-chefe da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), Emanuele Santos; e o delegado da Polícia Federal, Igor César Conti de Almeida. 

O titular da Supesp, Nabupolasar Alves Feitosa, agradeceu à gestão da SSPDS em ter confiado a ele a importante missão de estar à frente do órgão e parabenizou todos os presentes. “Antes de mais nada, agradeço pela confiança em ocupar uma das funções mais importantes dessa vinculada. A Supesp é o que é hoje, porque vem sendo construída, tijolo a tijolo, desde quando era uma célula de estatística da SSPDS, em 2009”, destacou o superintendente. Com formação na área de operações de inteligência, Nabupolasar Feitosa acredita na consolidação do trabalho da Supesp cada vez mais presente junto às demais vinculadas, às forças amigas da segurança pública, às instituições e à própria sociedade. “Estamos criando um diálogo importante e mais próximo com as forças de segurança, instituições de pesquisa e ensino, para aprimorarmos sempre nossa expertise, manter o nível dos nossos serviços”, frisou o superintendente.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, enfatizou a importância da Superintendência no fortalecimento dos trabalhos em prol da redução da criminalidade no Estado.  “Vivemos a integração das Forças de Segurança, com o objetivo de oferecer uma resposta cada vez mais eficaz à sociedade na redução dos índices de criminalidade. A Supesp tem um papel fundamental na área de pesquisa, elaboração de dados e estratégias cada vez mais precisas para os gestores da segurança, e no desenvolvimento de novas ferramentas e inovações. Quem recebe essa medalha tem a confirmação que realiza um trabalho de destaque para a sociedade cearense e a segurança pública”, enfatizou o secretário. 

A professora doutora do Departamento de Computação da UFC e ex-coordenadora do programa Cientista-chefe da SSPDS, Emanuele Santos, falou em nome dos agraciados com a Medalha da Ordem do Mérito Supesp. “Agradeço imensamente às pessoas envolvidas nesse processo. Em primeiro lugar, à minha família por aguentar as pontas nos momentos mais difíceis. Agradeço o apoio e os ensinamentos de todas as pessoas com quem interagi ao longo destes quase oito anos de trabalho com a Segurança Pública, principalmente enquanto cientista-chefe. Foram anos de muito aprendizado. Agradeço a confiança depositada em mim pelo Dr. Helano, superintendente da Supesp na época, e também à Funcap (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico).  É muito gratificante acompanhar o amadurecimento da SSPDS na adoção do conhecimento científico para embasar suas ações. Um exemplo desse amadurecimento é a própria criação da Supesp, um órgão específico para a pesquisa e estratégia de Segurança Pública, que hoje celebra cinco anos de fundação. Espero que a SSPDS continue de mãos dadas com a ciência e que continue nos dando o orgulho de ver o nosso Estado como modelo inovador de segurança pública para o resto do país, com impacto direto para a nossa sociedade”, destacou.