Maio Laranja: Ceará já realizou mais de 120 prisões por crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes

2 de junho de 2023 - 09:19 # # # # # # # # # #

As Forças de Segurança do Ceará realizaram 126 capturas em todo o Estado, relacionadas aos crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. As ações aconteceram de 1 a 31 de maio deste ano e parte delas foi resultado da “Operação Caminhos Seguros”, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no Ceará, por meio da sua Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol). 

Durante todo o mês de maio de 2023, em alusão à campanha Maio Laranja, foram realizadas ações ostensivas, capturas e trabalhos preventivos para combater os crimes no Ceará. As prisões e apreensões aconteceram em Fortaleza e em vários municípios do interior como: Abaiara, Aracati, Aracoiaba, Barreira, Camocim, Canindé, Caucaia, Horizonte, Lavras da Mangabeira, Itarema, Juazeiro do Norte, Maranguape, Paraipaba, Ocara, Quixadá, São Benedito, Tururu, Uruburetama, entre outras. 

Dentre as capturas, foram feitas prisões em flagrante, cumprimento de mandados de prisão e atos infracionais contra adolescentes. Entre as prisões divulgadas, estão um líder religioso e um padrasto, presos em ações distintas por estupro de vulnerável. Enquanto o primeiro utilizava seu cargo como líder religioso para ameaçar as vítimas a fim de que não fosse denunciado, o segundo só foi preso após a vítima relatar a situação para colegas da escola. As prisões foram em Morrinhos e Caucaia, respectivamente. 

Caminhos Seguros 

A operação “Caminhos Seguros” foi realizada em todo o país, entre os dias 2 e 18 de maio de 2023, sendo coordenada nacionalmente pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC). No Ceará, foi coordenada pela Copol da SSPDS. Apesar disso, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social determinou a continuidade das ações em todo o território estadual até o fim de maio. 

Prevenção

Além das prisões, foram realizadas importantes ações de prevenção, com palestras e distribuição de material informativo nos municípios cearenses. No último dia 31 de maio, policiais civis da Delegacia Municipal de Guaraciaba do Norte-CE participaram de um evento realizado pelo Conselho Tutelar, em Croatá (AIS 14). Durante a formação, foram abordados temas pertinentes aos estudantes, bem como orientações em alusão ao “Maio Laranja”. 

Maio Laranja

A campanha foi criada por meio da Lei Nº 14.432/2022. Durante o mês, devem ser realizadas ações preventivas como palestras, atividades educativas, campanhas nos meios de comunicação e iluminação de prédios públicos na cor laranja, para alertar sobre a importância do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. 

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser encaminhadas para o telefone 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.