Secretário da SSPDS destaca expertise cearense em Simpósio Internacional no Distrito Federal

1 de junho de 2023 - 18:43 # # # # # # # #

Palco aberto para o Governo do Ceará apresentar a própria experiência e destacar a importância do uso das tecnologias na Segurança Pública do Estado. Foi nesse cenário, no começo da tarde desta quinta-feira (01), que o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, conduziu a palestra “O uso da tecnologia no combate ao crime”, durante o 5º Simpósio Internacional de Segurança. O evento é uma realização da Associação Nacional de Delegados da Polícia Federal (ADPF) e acontece em Brasília (DF).

“Atualmente, não se faz segurança pública sem o uso da tecnologia e sem a atuação das inteligências. Diante da dimensão da ação dos criminosos, em todo território nacional, inclusive internacional, a tecnologia otimiza os trabalhos com o uso de ferramentas de última geração”, destacou o secretário Samuel Elânio, que durante o evento recebeu uma comenda da ADPF.

Segundo ele, a entrega do Prêmio Latin Trade Citizen Security, no final do ano passado, é uma prova que o Estado está no rumo certo. “O Ceará já representou o Brasil na entrega do Prêmio Latin Trade Citizen Security, no final do ano passado, e grande parte desse reconhecimento se deve ao uso de ferramentas de inteligência artificial, como o Sistema Agilis, e aos operadores das mais de 3.300 câmeras do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Ciops (Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança/SSPDS)”, complementou. Com o apoio da tecnologia, o Ceará expandiu, em 7,8%, a taxa de veículos recuperados no primeiro quadrimestre deste ano, passando de 2.625 para 2.829, se comparado com o mesmo período do ano passado.

O 5º Simpósio Internacional de Segurança, maior evento de inovação tecnológica na área de segurança e inteligência do Brasil, aconteceu, entre os dias 31 de maio e 1º de junho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF). O evento contou com palestras e exposições de autoridades públicas, representantes do setor privado e especialistas em tecnologia nas áreas de Segurança Pública, Inteligência Cibernética, Smart Cities e Inovações Tecnológicas.