CBMCE celebra Dia da Imprensa com homenagens e entrega de honrarias no Quartel Central

1 de junho de 2023 - 16:54 # # # #

O Casarão Vermelho do bairro Jacarecanga, que abriga o Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), celebrou nesta quinta-feira, 1º de junho, o Dia da Imprensa Brasileira e o aniversário da Assessoria de Comunicação da corporação. A data foi marcada com homenagens e entrega de placas em reconhecimento ao apoio prestado à corporação e aos cearenses. A honraria foi entregue para 20 jornalistas da imprensa e assessores do Governo do Ceará. A solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira (1º), no salão nobre jornalista Blanchard Girão do Quartel Central do CBMCE, em Fortaleza.

O evento iniciou com apresentações do Hino Nacional Brasileiro executado pelo subtenente do CBMCE, Roberto Pereira, e de um vídeo institucional do Corpo de Bombeiros Militar. A solenidade, que é tradicionalmente realizada no Dia da Imprensa, contou com a entrega de placas de homenagens para os jornalistas: Andréa Torres, da Ascom do CBMCE; Maraelyse Araripe, do Grupo Cidade de Comunicação; Bárbara Sena, Leilane Freitas, Gioras Xerez e Mariana Lemos, do Sistema Verdes Mares; Sara Fernandes e Letícia Lopes, do O Povo; Liliana Benevides, da TV Jangadeiro; Eumar Lima, da TV Ceará; Thiago Cafardo, Roberto Leite, Elton Viana, Fernanda Melo e Nara Jullyana Oliveira, da Casa Civil; e Kélia Jácome, Martina Dieb e Rafael Tavares, da Assessoria de Comunicação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE).

O coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Cláudio Barreto, ressaltou o compromisso e o papel dos profissionais de imprensa nas ações da corporação: “Estamos muito felizes em receber a imprensa no Quartel Central para essa homenagem. Tudo que o CBMCE faz chega até o cidadão, isso é muito importante porque chega para sociedade, principalmente, as pautas de prevenção. Elas evitam que possíveis acidentes ocorram. O cidadão se apropria da informação. Isso salva vidas”, destacou.

Momento de emoção

O coordenador de imprensa do Governo do Ceará, Thiago Caffardo, que fica na Casa Civil foi um dos jornalistas agraciados com a honraria dos soldados do fogo, ele destacou a relevância do trabalho realizado pelo CBMCE aos cearenses. “É importante ressaltar o trabalho que a gente faz em levar a informação para a população, mostrar o que tem sido feito e dos relevantes serviços prestados pelos bombeiros militares. Estou honrado com esse reconhecimento”, afirmou.

A coordenadora de Redação da TV Cidade, Maraelyse Araripe, frisou durante a solenidade sua felicidade em receber esse reconhecimento, que não é só dela, mas de toda sua equipe. “Sinto-me honrada em representar minha equipe nesse evento. Temos uma grade de mais de sete horas de programação. Por isso, sempre buscamos pautas que prestem serviço à sociedade, buscamos o CBMCE para essas pautas, como forma de alertar a população com clareza e objetividade”, disse ela.

Ainda durante o encontro, quatro servidores do CBMCE, que se destacaram no exercícios de suas funções foram agraciados com a Barreta Bombeiro Padrão, os soldados Allan Bastos de Matos Campelo e Thiago Henrique Queiroz; e a com a Barreta Machadinha Simbólica, o cabo Isaías Vieira Francelino.

A comandante da Assessoria de Comunicação do CBMCE, major Juliany Freire, disse que o reconhecimento aos profissionais homenageados ressalta a parceria e o compromisso da corporação: “É uma prática adotada por nós a cada aniversário de uma unidade operacional ou administrativa reunir os membros e prestar homenagens, como um momento de reconhecimento e agradecimento pelo apoio ao CBMCE. E essa é uma oportunidade muito importante de olhar nos olhos desses profissionais e dizer o quanto eles são importantes para nós e que essa parceria é relevante para a corporação e a população do Ceará”, frisou Juliany.

Ao final do evento, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará surpreendeu a equipe da Ascom do CBMCE com uma placa de homenagem especial.

Dia da Imprensa Brasileira

O dia 1º de junho celebra o Dia da Imprensa Brasileira. A data foi instituída em homenagem ao primeiro jornal que surgiu no país, o Correio Braziliense, no ano de 1808 ao ser fundado por Hipólito José da Costa. Nesse dia, circulou a primeira edição do jornal que à época foi redigido pelo seu fundador. Por causa da censura naquele ano, o jornal era produzido, editado e vendido em Londres, na Inglaterra; tendo circulação regular mensal até dezembro de 1822.