Nas alturas: visitantes participam de simulações do CBMCE em equipamentos e tirolesa

30 de maio de 2023 - 16:11 # # # # # # #

Com aventura e doses de adrenalina. Foi assim que os visitantes vivenciaram uma ação realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) nesta terça-feira (30), durante as comemorações do aniversário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), na exposição “Mundo SSPDS”. Além de uma tirolesa montada para o evento, a festa de 26 anos da pasta contou também com escadas Magirus, equipamentos utilizados pelo CBMCE nas ocorrências.

A ação aproximou os visitantes e curiosos das técnicas e equipamentos utilizados durante as ocorrências em altura. Além da tirolesa, montada especialmente para a ocasião, os participantes do evento puderam subir nas escadas Magirus e conhecer o aparato utilizado pelos bombeiros em ocorrências em locais em altura, que exigem habilidade dos profissionais.

A tirolesa, montada a partir da estrutura da caixa d’água do prédio no bairro São Gerardo (AIS 4), atraiu funcionários da SSPDS, além de visitantes e estudantes de instituições de ensino públicas e privadas, que puderam conhecer as técnicas e realizar a descida aos cuidados dos profissionais do CBMCE.

O comandante do batalhão de Busca e Salvamento (BBS), tenente-coronel BM Daniel Landim, detalhou o uso das técnicas pela corporação. “A tirolesa é uma prática utilizada pelos bombeiros de forma a realizar uma evacuação rápida de um local, caso seja necessária a retirada de uma vítima, consciente ou inconsciente, em uma maca, ou acompanhada de um bombeiro. A prática é realizada em locais de plano vertical, no caso, alguns apartamentos, prédios, entre outros. Já a escada Magirus também é utilizada, tanto para levar o bombeiro, como retirar múltiplas vítimas em caso de incidente”, reforçou.

Ao participar da ação pelo segundo ano consecutivo, Tainá Ribeiro, assessora de comunicação da SSPDS, comentou ter se sentido tranquila ao descer novamente. “É a segunda vez que eu participo do resgate em altura com os bombeiros, e o que eu mais sinto é segurança! Fico tranquila, pois me sinto muito segura nas mãos destes profissionais que já estão acostumados a resgatar e ajudar as pessoas”, declarou.

Para Cris de Paula, que trabalha na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS, descer na tirolesa foi uma experiência muito boa. “Adrenalina a mil! O coração acelera, o pensamento fica a mil e é ótimo, uma experiência boa, a segurança perfeita e é muito bom. Eles são muito preparados, a equipe toda organizada, tudo pra você se sentir seguro. Aconselho”, declarou.

Já o estudante Kevin, disse ter se emocionado ao descer na tirolesa pela primeira vez. “É uma sensação muito louca. Me emocionei. É a minha primeira vez fazendo um esporte como esse”, afirmou.

O sentimento também foi compartilhado pelo visitante Matheus Costa, que relatou ter sido uma experiência muito boa descer no equipamento. “É uma experiência muito bacana, enfrentar o medo e novos desafios. Foi um momento muito interessante”, descreveu.