Operação Focus em Caucaia e Fortaleza realiza mais de 630 abordagens

28 de maio de 2023 - 16:15 # # # # # # # # # # # #

Com base em estudos de dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), a Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), deflagrou, entre sexta-feira (26) e sábado (27), duas edições da Operação Focus, em Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) e nos bairros das AIS 4 e 8, em Fortaleza. Ao todo, 637 abordagens a pessoas e veículos foram realizadas.

Em Caucaia, as ações foram concentradas na sexta-feira. Durante as abordagens, um homem de 23 anos foi abordado pela Polícia Militar do Ceará (PMCE). Durante a vistoria realizada pela composição, verificou-se que a placa do veículo estava alterada. O suspeito, identificado como Bruno de Oliveira Cavalcante, foi conduzido à Delegacia Metropolitana de Caucaia, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde foi autuado por adulteração de sinal identificador de veículo automotor. A motocicleta conduzida por Bruno ficou apreendida. Além das abordagens e da prisão, a ofensiva ainda resultou na fiscalização, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), de 28 estabelecimentos da região. Dois foram notificados por irregularidades.

Já em Fortaleza, nos bairros da AIS 4 e 8, um homem de 30 anos foi detido, após uma abordagem da PMCE. Ele teria comprado uma motoneta com registro de roubo, sendo autuado por receptação. O homem foi conduzido ao 10º Distrito Policial, unidade da PC-CE, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Ainda na ofensiva, o CBMCE fiscalizou 14 estabelecimentos e notificou cinco por irregularidades.

Operação Focus

A operação tem por finalidade detectar irregularidades e possíveis crimes, cumprimentos de mandados de prisão em aberto, bem como, saturações e abordagens às pessoas em atitudes suspeitas e veículos. Os trabalhos são coordenados pela Copol, com apoio de equipes das Polícias Civil (PC-CE) e Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), além de agentes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Coordenadoria de Inteligência (Coin), todas da SSPDS.

Denúncia

A população pode contribuir com o trabalho policial repassando informações que auxiliem nas investigações. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.