Mães que inspiram: mulheres que impulsionam o sucesso dos filhos na Segurança Pública
14 de maio de 2023 - 08:02 #Ceará #Dia das Mães #Mãe #Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará #SSPDS
A representante do tipo mais puro de amor. Essa é uma das melhores definições para as mães. Mulheres fortes, mas que possuem leveza para enfrentar qualquer desafio. Em alusão ao Dia das Mães, comemorado neste segundo domingo de maio, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) homenageia todas as mães, por meio de histórias contadas por profissionais de segurança do Ceará sobre suas vivências e a importância de suas mães para a formação pessoal e profissional.
Ensinamentos ao longo da vida
As conquistas da vida profissional e pessoal provém muitas vezes de ensinamentos recebidos ao longo da vida. É assim que Dandhara Braga, lotada na Superintendência de Pesquisa e Estratégia da Segurança Pública (Supesp) da SSPDS, se sente quando se refere a sua mãe, Flávia Braga. “Minha mãe sempre me ensinou a manter a cabeça erguida, a batalhar e ir em busca do que eu quero. Esse é só um dos ensinamentos que ela me passou. Sem dúvida alguma, tudo o que sou hoje é graças a ela”, destacou.
Já a mãe de Dandhara, Flávia Braga, teceu inúmeros elogios à filha mas, acima de tudo, destacou a felicidade de ter conseguido ser a mãe que os filhos precisavam. Ela também ressaltou o orgulho de quem criou. “Quando eu penso no passado, só tenho orgulho dos filhos que criei. Por ter conseguido educá-los e por eles serem as pessoas que são: ótimos cidadãos e profissionais”, concluiu Flávia.
Desafios vencidos com dedicação
Walnice Azevedo de Castro é mãe de Silvana Azevedo, escrivã da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). Duas mulheres fortes e competentes que decidiram dedicar a vida profissional aos cidadãos cearenses. “Por muitos anos eu fui professora e depois defensora pública. Sempre tive essa veia de querer batalhar por melhorias para quem precisa. E minha filha também tem muito disso nela. É um orgulho para mim saber como ela é dedicada e esforçada na carreira. Sou muito feliz de tê-la como filha, por ter gerado uma mulher incrível”, finaliza Walnice.
A escrivã reforçou ainda o amor que uma sente pela outra. “Minha mãe é uma dádiva, um verdadeiro presente de Deus. Existem muitas palavras para descrevê-la como guerreira, batalhadora, forte e dedicada. Ela sempre me apoiou e me mostrou o que é amor incondicional”, concluiu a escrivã.
Mãe em dose dupla
Regina Ribeiro é mãe de dois policiais militares: o sargento Diego Ribeiro, lotado na Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), e o cabo Yuri Ribeiro, que atua no Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE. Como mãe solo, ela foi a responsável pela criação dos profissionais que, hoje, contribuem para a segurança dos cearenses.
“Eles são o meu maior orgulho. Fiz o que estava ao meu alcance para que eles tivessem a educação necessária e se tornassem homens bons e conseguissem construir um futuro brilhante. A jornada foi longa, mas valeu a pena”, comentou Regina.
Segundo o cabo do CPRaio, Yuri Ribeiro, a família veio de uma realidade muito simples. “Viemos de um lugar onde tudo era muito difícil. Mas ela nunca permitiu que a gente saísse do caminho correto, sempre quis que buscássemos uma vida melhor. Hoje, com dedicação e trabalho, seguimos o exemplo que ela nos passou”, ressaltou o raiano.
Já o sargento da PMCE, Diego Ribeiro, falou sobre as inúmeras vezes em que a mãe deu o suporte que ele precisava. “No final do ensino médio, eu já trabalhava e não estava mais com vontade de estudar. Minha mãe não havia concluído os estudos ainda e decidiu que terminaríamos juntos. Ela se matriculou na mesma escola e, assim, íamos juntos. O que sou hoje é graças a dedicação e o apoio que ela nos deu”, finalizou ele.
Representação de tudo na vida
Para o soldado José Conrado, que está lotado na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), sua mãe, Maria da Conceição, foi a responsável pelo seu direcionamento na vida. “Minha mãe representa tudo pra mim. Foi ela quem me fez ser o que sou hoje. É meu maior exemplo”, comentou o servidor.
Já Maria da Conceição explicou sobre o sentimento de ser mãe de José Conrado. “Ele é meu único filho e sou extremamente grata por sua vida. Fui uma mãe que sempre precisou trabalhar fora para tentar dar o melhor para ele e, o que estava dentro das minhas condições, eu realmente fiz. Hoje, é uma alegria ver meu filho conquistar seu sucesso profissional e saber que todo o esforço que tive, deu certo”, concluiu ela.
De mãe para mãe
“Mãe de três mulheres, Elenilza Rodrigues é pura força”. Essas são as palavras de uma de suas filhas, Janaína Rodrigues, inspetora da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), lotada na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), quando se refere a sua mãe.
Janaína, que é mãe dos gêmeos Heitor e Maria Alice, de nove meses, ressaltou que há muitas palavras que podem definir sua mãe. “Ela é meu maior exemplo como mulher, como profissional e, claro, como mãe. Ela é amiga, orientadora, parceira. Ela não é apenas nossa mãe, é mãe de todos que ela conhece, porque ela cuida de todo mundo. Eu acredito que toda mulher é capaz de ser mãe, mas a minha mãe nasceu para exercer esse dom, nasceu para amar e cuidar. Ela é o exemplo de mãe que quero ser”, frisou a policial civil.
“A forma de criar os filhos vai mudando ao longo do tempo, mas gosto de acreditar que fui acompanhando isso e sendo o que minhas filhas precisavam. Dei todo o amor que tenho, sempre quis estar por perto para que se sentissem à vontade para conversar comigo. E hoje tenho elas crescidas, bem encaminhadas. E claro, tenho os meus netinhos”, conta Elenilza Rodrigues.
Pura Gratidão
Tarso de Castro Gonçalves Leite é militar há 24 anos. Atualmente, ele é tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e conta que sua mãe é o grande exemplo de como construir uma família. “As coisas não eram tão fáceis e, apesar das dificuldades, minha mãe soube superar todas elas. Apoiou os filhos, educou e soube nos guiar no caminho correto. Só tenho a agradecer a ela por ter ajudado a construir a nossa família”, finaliza o tenente coronel.
Para Eunice de Castro Leite, mãe do tenente-coronel, as palavras não são suficientes para explicar a sensação de ser mãe e ver o sucesso dos filhos. “Fiz e faço o que posso pelos meus filhos. Agora, tenho a alegria de fazer o mesmo pelos meus netos. Todos eles só me trazem felicidade. Sou pura gratidão”, finalizou Eunice.
Mãe é fortaleza
Para Alexsandra Teles Ramos, do Núcleo de DNA Forense da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), sua mãe é uma fortaleza. “Se hoje estou onde quero, se alcancei meus objetivos, é graças a ela que me deu a oportunidade de estudar e vencer os obstáculos. Minha mãe sempre me aconselhou a estudar e a lutar pelos meus sonhos. Esses conselhos eu sigo até hoje”, explicou Alexsandra.
Para Conceição Teles Ramos só existe gratidão em seu coração. “Na nossa vida, é uma felicidade ver o sucesso dos filhos. Como os esforços que fazemos dão certo no futuro e eles se tornam pessoas maravilhosas”, finaliza.