CBMCE resgata 249 banhistas de afogamentos no 1º quadrimestre de 2023

3 de maio de 2023 - 13:27 # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 249 banhistas no primeiro quadrimestre de 2023. O resultado é superior à quantidade geral de salvamentos realizados no mesmo período de 2022 e 2021, onde foram salvos 221 e 75 banhistas de afogamentos, respectivamente. Em janeiro de 2023, 100 banhistas foram salvos; em fevereiro, março e abril foram 66, 34 e 48 banhistas, respectivamente.

Ainda conforme o levantamento da corporação, 644 banhistas foram resgatados em todo o ano de 2022. O número superou os resultados de 2020 e 2021, quando os bombeiros militares resgataram 563 e 526 banhistas, respectivamente. Os dados englobam banhistas cearenses, de outros estados e internacionais resgatados em praias, açudes, barragens e rios do Estado.

Dicas que fazem a diferença

O Corpo de Bombeiros orienta aos banhistas a respeitarem as sinalizações, os avisos de perigo e as orientações dos guarda-vidas. Também é importante nadar apenas em áreas supervisionadas e não se confiar em boias e equipamentos flutuantes, que dão uma falsa sensação de segurança.

Caso você ingresse em uma corrente marinha e não conseguir sair dela, chame por socorro. Se você não possui treinamento em salvamento aquático, nunca entre na água para salvar uma vítima. Ligue para o Corpo de Bombeiros (193) e aguarde a chegada dos profissionais.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE.