Alunos do Curso Especial de Policiamento com Motos passam por treinamento de tiro na Aesp

26 de abril de 2023 - 16:47 # # # # # #

Na reta final do treinamento, os alunos da terceira turma do Curso Especial de Policiamento com Motocicletas – CEPM/2023 realizam instruções práticas de Tiro Policial Defensivo. O encontro ocorre em um estande de tiro no município do Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza. Ao todo, 22 policiais militares participam do CEPM – Turma III, que tem previsão de término no próximo dia 28 de abril.

Segundo o coordenador do CEPM – Turma III/2023, capitão PM Thiago Aquino, este é o último módulo dessa turma. O estudo é focado na prática de tiro com munições de calibre 40, de 12 GA e de 5.56x45mm – TREINA. Ele também destacou que o tiro embarcado em motocicletas é executado nesta fase.

“Essa disciplina de Tiro Policial Defensivo II tem uma carga horária de 40 horas/aula e tem como objetivo geral aprofundar os princípios e fundamentos norteadores da utilização das armas de fogo, além de desenvolver habilidades voltadas para a prática de técnicas e procedimentos táticos operacionais adotados pelas Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas para o emprego de armas de fogo. O intuito é melhorar a atuação do profissional de segurança pública no desempenho de suas funções durante atividades no Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio)”, explicou Aquino.

Sobre o treinamento

O Curso Especial de Policiamento com Motocicletas- CEPM é promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e coordenado pela Polícia Militar do Ceará, com o intuito de habilitar os profissionais para atuação no CPRaio.

O treinamento, de 278 horas/aula, é ministrado por experientes profissionais do CPRaio e incluiu treinamento físico, aulas teóricas e, principalmente, instruções práticas de pilotagem, tiro policial e defesa pessoal, dentre outras disciplinas, que preparam o militar para pilotar motocicletas com alto grau de destreza e segurança durante ações e operações de patrulhamento tático, abordagens policiais, escolta de pessoas e valores, e apoio a grandes eventos artísticos, culturais e esportivos.