Com apoio da Ciopaer, ação conjunta da PC-CE e da PMCE captura trio suspeito em Maranguape

19 de abril de 2023 - 15:16 # # # # # # # # # # #

Uma ação conjunta da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE), com apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aérea (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), resultou, nessa terça-feira (18), na prisão em flagrante de um trio suspeito de tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo em Maranguape, na Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24) do Estado. Os três homens se preparavam para cometer um homicídio em desfavor de um adolescente que integra um grupo criminoso rival, quando foram capturados e conduzidos até a Delegacia Metropolitana de Maranguape.

Antônio Guilherme da Costa Brito (19), mais conhecido como “Peixeiro”; Antônio Manuel da Silva Costa (20); e Francisco Klebison Lopes Ferreira (21), mais conhecido como “Klebinho”, estariam escondidos em um serrote na região de Rato de Baixo, zona rural do município. O motivo de estarem ali seria cumprir uma ordem de um chefe do grupo criminoso, que se encontra foragido, e cometer um homicídio em desfavor de um adolescente supostamente ligado a um grupo rival com atuação em Maranguape.

Diante dos informes, equipes das polícias Civil e Militar, com apoio de uma aeronave da Ciopaer, montaram um cerco no intuito de apontar a localização precisa do trio e capturá-los. Ao avistar a presença do helicóptero, “Peixeiro” e “Klebinho” tentaram empreender fuga descendo a serra, quando foram surpreendidos pelas equipes da Delegacia Metropolitana de Maranguape, da Polícia Civil; da Força Tática (FT) e do Policiamento Ordinário Geral (POG) do 24º Batalhão Policial Militar (24º BPM) da PMCE na encosta da serra.

Durante a abordagem, foram apreendidos uma pistola com dois carregadores, dois revólveres, 46 munições, 110 g de maconha, 4,6 g de cocaína e uma balança de precisão. Manuel foi capturado nas proximidades, pois teria descido a serra, em direção à própria casa, para buscar mantimentos para o grupo.

De acordo com informações da inteligência, esse último suspeito teria sido encarregado de fornecer apoio logístico, preparando o acampamento e recebendo as armas que seriam utilizadas no homicídio do adolescente.

Diante dos fatos, o trio suspeito e o material apreendido foram conduzidos até a Delegacia Metropolitana de Maranguape. Eles foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo na unidade da Polícia Civil responsável pela área e colocados à disposição da Justiça. A PC-CE segue investigando atividades criminosas que teriam sido praticadas pelos suspeitos na região.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3101-2808, da Delegacia Metropolitana de Maranguape.

As denúncias também podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.