Bombeiros militares resgatam idoso preso à lama na Lagoa Redonda

17 de abril de 2023 - 13:57 # # # # #

O homem foi encontrado preso em uma lama até a altura da cintura

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, nesse domingo (16), um idoso que se encontrava preso até a cintura em um terreno pantanoso na Lagoa Redonda, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. O homem, de 89 anos, desapareceu por volta das 11h e foi resgatado em estado de desidratação e se queixando de fome e sede na Lagoa da Precabura às 23h. Ele recebeu atendimento médico e foi entregue ileso à família.

Conforme familiares, por volta das 11h, o homem teria saído de casa com destino desconhecido. Preocupados, os parentes comunicaram à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), sobre o desaparecimento por volta das 21h30, quando tiveram início as buscas. O homem teria saído de casa vestindo uma blusa escura de manga longa, calça jeans e chapéu de palha e não havia nenhuma informação a respeito de seu paradeiro.

O idoso foi encontrado pelos bombeiros militares a cerca de 400 metros da residência e teria caminhado um percurso de 200 metros pela margem da Lagoa da Precabura. Ao percorrer o terreno pantanoso, ele ficou preso à lama, que atingiu a altura da cintura, e não teve forças para se desvencilhar. Após ficar ao relento, por cerca de 12 horas consecutivas, ele foi encontrado em estado de desidratação pelos bombeiros militares, com também se queixou de fome e sede.

Durante o resgate, protagonizado pelos batalhões de Busca e Salvamento (BBS) e de Socorro de Urgência (BSU) do CBMCE, a vítima recebeu um cobertor para manter sua temperatura corporal, bebeu água e teve os sinais vitais aferidos. Após apresentar sinais vitais normais, estar consciente e orientado, o homem foi entregue à própria família ileso, sem a necessidade de transporte para avaliação clínica.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE