Ofensiva da PC-CE resulta em prisões e apreensão de 161 aves silvestres em Fortaleza e Parambu

11 de abril de 2023 - 18:18 # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) deflagrou uma ofensiva nesta terça-feira (11), que culminou em duas prisões e apreensão de 161 aves silvestres, veículos, armas de fogo e munições. As ações foram realizadas em Fortaleza e Parambu, no interior do Ceará. A ação foi coordenada pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e contou com apoio da Delegacia Municipal de Parambu.

No bairro Jangurussu – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza, os policiais civis capturaram um homem de 41 anos, com cinco antecedentes por crime ambiental e porte ilegal de arma de fogo. Além de ser cumprido um mandado de prisão preventiva contra o investigado, os policiais civis do DPMA realizaram uma busca no imóvel e encontraram 161 pássaros silvestres, entre papagaios, canários, papa arroz, tico-tico e casaca-de-couro. Além das aves, um jabuti, três veículos e duas armas de fogo com diversas munições, além de um simulacro de pistola também foram apreendidos.

Os animais estavam em situação de maus-tratos, escondidos em uma construção e em uma sucata na propriedade. Do total de aves, 51 papagaios foram encaminhados ao Instituto Pró-Silvestre (IPS) e os demais para os Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde são acompanhados por especialistas para posterior reintegração à natureza.

Já na cidade de Parambu – Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22) -, foi cumprido outro mandado de prisão preventiva. Desta vez, contra um homem de 46 anos, com antecedentes por crime contra a administração pública. A captura foi realizada pelos policiais civis da Delegacia Municipal de Parambu, seguindo as diretrizes da DPMA.

Os homens são investigados por crime ambiental, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias também podem ser encaminhadas também para o telefone (85) 3247-2630, da DPMA. O sigilo e o anonimato são garantidos.