Operação Semana Santa 2023 contará com 6.497 profissionais da Segurança Pública diariamente em todo o Ceará

5 de abril de 2023 - 18:15 # # # # # # # # # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio de suas coordenadorias e órgãos vinculados, inicia, nesta quinta-feira (6), a Operação Semana Santa 2023. Ao todo, cerca de 5.502 policiais militares, 242 policiais civis, 534 bombeiros militares, 88 profissionais da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e 131 homens e mulheres lotados na SSPDS atuarão diariamente, totalizando 6.497 profissionais das Forças da Segurança do Ceará. Os trabalhos seguem até o Domingo de Páscoa, dia 09.

A ofensiva é coordenada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS. Além da Copol, a Coordenadoria de Inteligência (Coin), a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) atuarão com cerca de 131 profissionais, diariamente, para atender as ocorrências. Já os núcleos da Perícia Forense na Capital, Sobral, Juazeiro do Norte, Canindé, Quixeramobim, Iguatu, Tauá e Russa, atuarão com efetivo de 350 servidores.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) contará, diariamente, com 5.502 policiais militares todos os dias, com reforço em Itapipoca, Tianguá, Camocim, Quixadá, Morada Nova, Ibicuitinga, Aracati e Guaramiranga. Dentro do efetivo mencionado, parte dos agentes integram o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), que fiscalizará o trânsito para coibir crimes e imprudência de motoristas e motociclistas nas rodovias estaduais.

Além do BPRE, a ofensiva ainda conta com tropas do Policiamento Ostensivo Geral (POG), Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac). As ações contam ainda com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Já a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) manterá todas as Delegacias Regionais em regime de plantão. Em Fortaleza, funcionarão as delegacias do 2º Distrito Policial (2º DP), 9º DP, 10º DP, 13º DP, 30º DP, 32º DP, 34º DP, além das Delegacias da Criança e do Adolescente (DCA), da Defesa da Mulher (DDM), e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ao todo, 242 policiais civis estarão trabalhando, todos os dias, em regime de plantão.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) vai complementar o efetivo para realizar ações de prevenção e monitoramento em praias, lagoas e açudes, além de atender ocorrências relacionadas ao resgate e ao salvamento de pessoas. O trabalho será realizado, diariamente, por 534 bombeiros militares, com apoio de viaturas, motos-aquáticas, botes e quadriciclos. Do total, 255 se dedicarão às ocorrências de salvamento aquático.

Rodovias estaduais

Nas CEs, 588 policiais militares do BPRE serão empregados, por dia, durante a Operação Semana Santa. Os PMs contarão com 54 viaturas, 65 motocicletas, 24 guinchos, duas bases móveis em 28 postos fixos e seis Postos de Fiscalização Avançados. Também haverá reforço no policiamento de trânsito em mais de 137 pontos de atuação, em operações com apoio do 1ºCRPM, Detran e AMC.