Sobral encerra março sem nenhum registro de mortes por crimes violentos

3 de abril de 2023 - 18:07 # # # # # #

Os trabalhos integrados na região culminaram ainda em 23 armas de fogo retiradas de circulação  

A intensificação dos trabalhos ostensivos e investigativos das Forças de Segurança do Estado resultou na redução de 100% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), que englobam os homicídios dolosos/feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios, em Sobral – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. Os dados são referentes ao mês de março deste ano – quando não foi registrado nenhum crime de homicídio na cidade -,  comparados ao mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizados três CVLIs.   

As ações de enfrentamento à criminalidade em Sobral foram reforçadas e culminaram em um outro resultado positivo para a Segurança Pública do Ceará. Somente em março deste ano, 23 armas foram retiradas de circulação no município. O aumento é de 109,1%, quando comparado com o mesmo mês de 2022, quando 11 armas foram apreendidas em Sobral. Já quando se trata dos três primeiros meses deste ano, os trabalhos integrados resultaram na apreensão de 51 armas de fogo. No mesmo período do ano passado, 33 armas foram apreendidas.

O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, creditou o bom resultado às ações adotadas pelas instituições de segurança, tanto do Estado como do município, que vêm sendo realizadas de forma integrada.  “Diante dos números avaliados em Sobral no decorrer deste ano, verificamos um aumento de apreensão de armas de fogo. É um aumento bastante relevante. E isso ocasionou que, no mês de março, a cidade não registrasse nenhum caso de CVLI. É um resultado bastante satisfatório,  fruto do trabalho integrado das Forças de Segurança do Estado com as Forças de Segurança do Município. A ideia é mantermos esses números reduzidos para que consigamos cada vez mais trazer paz e sensação de segurança para a população do município de Sobral”, destacou o gestor da SSPDS. 

Trabalho Integrado 

Entre as ações das Forças de Segurança para a redução desse indicador criminal, estão as adoções de estratégias, como operações desenvolvidas pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, com o emprego de instituições vinculadas e parceiras, além do aumento de efetivo policial na região. 

Ao todo, 80 novos policiais militares reforçaram a segurança da cidade este ano. Com o aumento do efetivo, o município conta com oito áreas de policiamento, motopatrulhamento e reforço da equipe do Batalhão de Policiamento do Meio Ambiente (BPMA), uma patrulha do Comando Tático Rural (Cotar), reforço nas equipes do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) e três equipes do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) por turno, além do Policiamento Ostensivo Geral (POG). A cidade também conta com um Núcleo da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), onde funciona uma central de videomonitoramento que tem câmeras do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Sobral.