Corpo de Bombeiros: 515 ocorrências com gases atendidas no primeiro trimestre

3 de abril de 2023 - 12:17 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atendeu a 515 ocorrências com gases no primeiro trimestre de 2023. O resultado é superior aos mesmos períodos dos anos de 2022 e 2021, quando foram registradas 448 e 259 ocorrências, respectivamente. Ainda conforme o balanço da corporação, foram 2.118 atendimentos com gases em 2022, 1.624 em 2021, 1.957 em 2020 e 2.092 em 2019. Os gases mais comuns nesse tipo de ocorrência são o gás natural, carbônico, nobre, combustível, metano e butano.

Somente no último final de semana, 1º e 2 de abril, os bombeiros militares atenderam a quatro ocorrências com gases: sendo três em Fortaleza e uma em Aracati. No município do Litoral Leste, ocorreu um vazamento no bairro Várzea da Matriz. Para controlar a situação, de acordo com o subtenente Antônio Regis Guedes Nobre, foi necessário remover “o regulador de pressão que estava preso no botijão”, informou.

No mesmo dia, por volta das 12h15, ocorreu outro vazamento, dessa vez no bairro Alto da Balança, em Fortaleza. “No local, constatamos um vazamento estrutural no botijão. Apesar de trocarmos o anel de vedação (“ring”), o vazamento permaneceu”, narrou o comandante do socorro, tenente Pinheiro. Desta forma, “o botijão ficou em local ventilado até uma posterior substituição por um outro”, complementou.

Outros atendimentos

As outras duas ocorrências ocorreram no raio de atuação da 5ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militares (1ª Cia/ 5º BBM). Por volta das 19h40, do sábado (1º), um vazamento de gás chegou a congelar a base do botijão no Parque Dois Irmãos. “Procedemos com a correção do vazamento e colocamos o vasilhame em lugar aberto”, relatou a tenente Aline Costa de Lima. “Os proprietários da casa acompanharam os trabalhos e receberam as orientações devidas”.

Já, por volta das 01h12, da madrugada desse domingo (2), no Henrique Jorge, ocorreu um vazamento de gás após a chave do registro ter sacado fora. Do mesmo modo, foi removido o registro danificado, o botijão foi colocado em local arejado e a família recebeu as devidas orientações.

Dicas que salvam vidas

Após cinco anos de uso, recomenda-se a troca do registro e da mangueira de gás, com o intuito de evitar possíveis vazamentos e riscos de acidentes. Além disso, na aquisição do botijão de gás, é importante verificar se ele apresenta amassados, ou pontos de ferrugem, pois estes indicam a possibilidade de vazamentos estruturais. Nesses casos, não receba o botijão e peça para trocar imediatamente.