SSPDS coordena plano de segurança para Clássico-Rei na Arena Castelão desta quarta-feira (29)

29 de março de 2023 - 13:57 # # # # # # # # #

A Arena Castelão será palco, na noite desta quarta-feira (29), do terceiro Clássico-Rei do ano que garantirá vaga na final da Copa do Nordeste. Para dar segurança e tranquilidade aos torcedores, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) elaborou um plano operacional, que contará com a participação de agentes das Forças de Segurança do Estado, dentre eles profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). A partida entre Fortaleza e Ceará tem início às 21h30. A operação começa a partir das 17h30 com atuação das Forças de Segurança. Os portões do estádio estarão abertos às 18h30 para a entrada dos torcedores no local.

A SSPDS reforça a segurança antes, durante e depois da partida, dentro e no entorno do estádio, que fica localizado no bairro Boa Vista – Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) da Capital, para que os torcedores tricolores e alvinegros aproveitem o jogo com tranquilidade. As ações operacionais serão conduzidas pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS e contarão com o trabalho integrado da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer) da SSPDS, e dos órgãos vinculados à pasta – PC-CE, PMCE e CBMCE.

O posto avançado da Polícia Civil, instalado no interior da Arena Castelão, funcionará das 19h30 do dia 29 de março até 1 hora da manhã do dia 30 de março, e contará com a atuação do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC) e do Departamento de Inteligência da Polícia (DIP). As ocorrências relacionadas ao jogo, registradas na área externa do estádio, serão direcionadas para o 16º Distrito Policial (16º DP). A Polícia Civil contará com equipes de delegados, inspetores e escrivães no posto avançado do estádio e no plantão do 16º DP.

Pela Polícia Militar, participam a Coordenação Geral de Operações (CGO), o Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), o Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil (RPMont), o Policiamento Ostensivo Geral (POG), além do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e da Assessoria de Inteligência (ASINT) da PMCE.

Militares do Corpo de Bombeiros estarão no estádio preparados para ações de combate a incêndio e de resgate e salvamento. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS realizará sobrevoos em regiões próximas da Arena Castelão. A atuação das Forças de Segurança conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã de Fortaleza (Sesec) por meio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).