CBMCE conclui formação da sétima turma de brigadistas de incêndio na Capital

29 de março de 2023 - 15:13 # # # # #

Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) concluiu, nessa segunda-feira (27), a formação da sétima turma de brigadistas de incêndio. O curso, ministrado pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do CBMCE, possibilitou a capacitação de professores da rede municipal de ensino como brigadistas de incêndio.

A turma teve as aulas ministradas entre os dias 13 e 27 de março deste ano, em Fortaleza. A capacitação foi realizada no bairro Prefeito José Walter – Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) da Capital, na 4ª Companhia (4ª Cia) do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (1º BBM), onde está instalada uma estrutura com pista de treinamento, casa de fumaça e salas de aulas.

O curso ministrado conta com uma carga horária de 20 horas/aula, incluindo aulas teóricas e práticas. Durante a formação, os brigadistas são apresentados ao reconhecimento e atendimento de situações como parada cardíaca, controle de hemorragia, queimaduras, fraturas, luxação, entorse, imobilização, além da utilização do Desfibrilador Externo Automático (DEA).

Em 2022, a formação de novas turmas foi realizada em várias instituições de ensino da Capital. Durante o período, o CTDH formou 627 brigadistas em um total de 580 horas/aula. A certificação é disponibilizada pelo próprio Corpo de Bombeiros. Ao final do curso, os brigadistas realizam uma prática de combate a incêndio.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE