Ciopaer/SSPDS realiza ações humanitárias e transporte de pacientes atingidos pelas fortes chuvas

27 de março de 2023 - 18:33 # # # # #

Governador Elmano de Freitas tem visitado os municípios mais castigados pelas chuvas nas últimas semanas

Desde o início das fortes chuvas registradas no Ceará, aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) têm realizado voos, cumprindo missões humanitárias e de transporte de pacientes que necessitam de uma atenção especial. Nesta segunda-feira (27), o governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, sobrevoou os municípios mais afetados do Estado, tais como Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Milhã e Mauriti.

O Governo do Estado, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), está em contato permanente com os gestores municipais para avaliar a situação de cada cidade e as principais necessidades. “Temos que agir rápido para apoiar as famílias que estejam desabrigadas, ajudá-las a ter abrigo, alimentação, ter colchão. Vou discutir como ajudar essas famílias a se reerguer, ajudá-las com o patrimônio perdido, seja com animais, seja com algum outro prejuízo que tenham tido. Estou visitando para conhecer de perto essa realidade”, ressaltou Elmano

Desde a madrugada desta segunda-feira (27), equipes da Defesa Civil, e de outras unidades do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Superintendência de Obras Públicas (SOP) atuam nos municípios mais afetados, tais como Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Milhã e Mauriti, entre outros. Equipes técnicas dos 11 distritos operacionais da SOP estão atuando para recuperar estradas interditadas em consequência da intensidade das chuvas.

Resgate em Mauriti

Na manhã desta segunda-feira (27), uma aeronave da Ciopaer realizou o transporte de um idoso de 62 anos, vítima de um acidente, ocorrido nas primeiras horas da manhã, na CE-384, no município de Mauriti – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. Após as fortes chuvas registradas na madrugada, uma cratera se abriu na CE-384, estrada que liga o município de Mauriti à região do Cariri. Por conta da intensidade da força da água, uma ponte cedeu e dois veículos caíram na cratera.

Sete pessoas que estavam nos veículos ficaram feridas. Entre elas, um idoso de 62 anos, ficou em estado grave. Conforme informações da equipe do aeromédico da Ciopaer, o idoso apresentava traumatismo abdominal e torácico. Devido ao estado grave do paciente, a aeronave da Ciopaer, Fênix 7, se deslocou ao local para realizar o traslado até uma unidade hospitalar em Juazeiro do Norte.

O médico da equipe da Ciopaer, Mário Nóbrega, falou sobre o atendimento e o transporte da vítima. “Nossa equipe foi acionada para atender a um paciente em estado grave após um trauma torácico e abdominal. A equipe do aeromédico concluiu a estabilização do paciente. Ele estava com a pressão estável. Fomos resgatá-lo em Mauriti para levá-lo para atendimento no Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. Ele foi transferido em 18 minutos do local do acidente até o hospital. O paciente necessitava de um transporte mais rápido, pois o sangramento poderia desestabilizá-lo e ocasionar um choque hipovolêmico. O transporte rápido e efetivo foi fundamental para salvar o paciente”, ressaltou o médico. O voo entre as cidades teve duração de 18 minutos. A equipe contou com um médico, um enfermeiro, um tripulante e dois pilotos. As outras vítimas foram socorridas pelo Samu Ceará para hospitais da região.

Socorro para famílias isoladas

Na última terça-feira (21), uma ação da SSPDS, por meio Ciopaer e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) levou mantimentos para 18 famílias que estavam isoladas na localidade de Pau Alto, no município de Uruburetama (AIS 17). Após as chuvas, mais de 100 pessoas ficaram sem acesso a energia, comércio e outros serviços básicos na região.

Ao todo, as equipes da Cedec e da Ciopaer levaram 53 cestas básicas com 795 kg contendo alimentos, kits de limpeza, medicamentos, velas e fósforos. Os mantimentos foram adquiridos pela Secretaria da Proteção Social, pela Prefeitura Municipal de Uruburetama e por voluntários.